Câncer de bexiga tem histórico de tabagismo em 65% dos homens

Da Redação

Apesar da incidência menor, o câncer de bexiga é quase seis vezes mais mortal que o de próstata. Levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), em parceria com o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), ambos ligados à Secretaria de Estado da Saúde, apontou que 65% dos homens e 25% das mulheres com tumores de bexiga apresentavam histórico de tabagismo.

Continua após publicidade

Nos últimos 12 meses, foram operados cerca de 800 pacientes com esse tipo de câncer nas duas instituições e o maior vilão apontado é o cigarro.

O levantamento também mostrou outro dado alarmante: cerca de 40% dos pacientes tratados por neoplasia maligna da bexiga apresentam tumores com invasão da camada muscular, sendo necessária a retirada completa do órgão. A proporção vai na contramão das estatísticas apresentadas pela literatura, que apontam a presença de tumores invasivos em 15% dos casos. No Icesp e no HC, esse índice é maior devido aos atendimentos de alta complexidade.

“A fumaça do cigarro contêm muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolver um tumor no sistema genitourinário”, alerta o chefe dos departamentos de Urologia do Icesp e do HC, Marcos Dall’Oglio.

O câncer na bexiga é o segundo colocado entre os tipos de tumores que atingem os sistemas genital e urinário. O primeiro é a próstata. Apesar da incidência menor, o câncer de bexiga é quase seis vezes mais mortal que o de próstata. A estimativa de mortalidade das doenças é de 3,5% e 18%, respectivamente.

Continua após publicidade

Prevenção

Segundo o especialista, diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento de tumores no órgão, mas o mais importante é o tabagismo. Entretanto, pessoas com infecções urinárias recorrentes, as que usam sonda e os deficientes devem ficar atentos, pois também fazem parte do grupo de risco.

O principal sintoma manifestado por esse tipo de câncer é a presença de sangue na urina. Também é importante ficar atento às infecções urinárias frequentes, à ardência ao urinar, ao aumento da frequência urinária e à sensação de esvaziamento incompleto — sintomas também presentes em doenças benígnas como infecções, litíase ou crescimento da próstata.

Continua após publicidade

Fonte: Agência USP de Notícias