Câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo

por Jocelem Salgado

O Outubro Rosa, movimento que começou a surgir em 1990 em Nova York, celebrado mundialmente, é uma campanha de conscientização do câncer de mama. Essa é ddirigida principalmente às mulheres com o intuito de enfatizar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer. Essa campanha tem como símbolo um laço cor de rosa.

Continua após publicidade

Este artigo é dedicado à conscientização para uma alimentação saudável aliada na prevenção do câncer de mama.

O câncer de mama tem sido apontado como uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil, podendo causar além dos transtornos fisiológicos, danos psicológicos por afetar a imagem, a sexualidade e a autoestima de muitas mulheres.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de acometer principalmente às mulheres, pode também ocorrer em homens, porém em menor proporção. Só em 2012 no Brasil foi estimado cerca de 52.680 novos casos de câncer de mama, um número bastante alarmante.

Essa doença costuma aparecer depois dos 35 anos e a taxa de incidência só aumenta com o aumento da idade, principalmente até os 50 anos, quando então a taxa de incidência diminui. Se diagnosticado e tratado precocemente, o câncer de mama pode ter bom prognóstico, ou seja, as possibilidades de cura são elevadas. Porém, não é isso que se observa no Brasil, onde a taxa de mortalidade por câncer de mama ainda é alta, provavelmente devido ao diagnóstico tardio da doença, quando essa já está em estágios muito avançados e de difícil tratamento. Por isso a importância da prevenção e dos exames periódicos para diagnóstico.

Continua após publicidade

Quanto mais cedo as alterações nas mamas forem identificadas e diagnosticadas, mais rápido será o tratamento e maior a possibilidade de cura.

A mamografia ainda é considerada o melhor método para se diagnosticar o câncer de mama em fase inicial, aumentando significativamente as chances de cura nesse estágio.

Causas

Continua após publicidade

Sabe-se que são diversos os fatores que influenciam uma pessoa a ser mais propensa ou não ao câncer de mama, podendo-se citar a genética, menarca precoce (primeira menstruação), nunca ter tido filhos, idade da primeira gestação acima de 30 anos, pílulas anticoncepcionais e menopausa tardia. Além desses fatores, assim como para qualquer outro tipo de câncer, os hábitos alimentares e de vida podem influenciar fortemente na prevenção ou então no desenvolvimento do câncer de mama.

Para ter uma ideia de como os hábitos de vida influenciam no câncer de mama, um estudo acompanhou por quase sete anos mais de 30 mil mulheres na pós-menopausa (entre 50 e 76 anos) e sem histórico de câncer de mama. No período de estudo, os pesquisadores avaliaram quais dessas mulheres seguiam as recomendações para a prevenção do câncer, as quais são:

Câncer de mama: seis dicas de prevenção

1. Manter o peso corporal dentro de limites saudáveis, de modo a manter baixa gordura corporal;

2. Manter-se fisicamente ativa como parte da rotina diária;

3. Limitar o consumo de alimentos e bebidas com alta densidade energética, ou seja, aqueles que aumentam o peso corporal (evitar bebidas açucaradas);

4. Consumir principalmente alimentos de origem vegetal, pelo menos cinco porções de frutas ou hortaliças por dia;

5. Limitar o consumo de carne vermelha e evitar carnes processadas;

6. Limitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Verificando isso, os pesquisadores observaram que o risco de câncer de mama foi reduzido em 60% nas mulheres que seguiam pelo menos cinco das seis recomendações, em comparação com aquelas que não seguiam nenhuma recomendação. Esse estudo só veio a acrescentar aquilo que já era evidente, a alimentação e o estilo de vida saudável previnem doenças, inclusive o câncer de mama.

Ainda, atrelado a um estilo de vida saudável, alguns alimentos são mais potentes em prevenir o câncer de mama do que outros, como é o caso da soja.

Alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama

Diversos estudos sugerem que o consumo de isoflavonas, compostos presentes na soja, exerce efeitos quimiopreventivos. Se a ingestão de isoflavonas ocorrer antes da primeira menstruação da menina, pode se afirmar que os efeitos na redução dos riscos de câncer de mama serão maiores, embora a dieta com soja a partir da fase adulta também apresente efeitos benéficos. Porém, é preciso ficar atento às fontes de isoflavonas e também as quantidades a serem ingeridas. Alimentos que são boas fontes de isoflavonas são o tofu, o misô, o tempeh, a proteína texturizada de soja e o próprio grão de soja. A recomendação de ingestão de proteína de soja é de pelo menos 25 g ao dia, ou de 50 a 100 mg de isoflavonas por dia.

Além da soja, outros alimentos também podem ser consumidos diariamente para prevenção do câncer de mama, como por exemplo, frutas vermelhas (morango, framboesa, amora), brócolis, agrião, couve e outros que também contêm substâncias muito importantes e são grandes aliados no combate ao câncer.

Mas não é só isso, lembre-se que para prevenir doenças, atrelada à alimentação saudável, devemos praticar atividade física com frequência, não abusar de bebidas alcoólicas e nem de cigarros e, principalmente, fazer o autoexame das mamas e realizar visitas periódicas ao ginecologista e anualmente, fazer a mamografia a partir dos 35 ou 40 anos.