Aprimorar o caráter eleva a autoestima e traz um sabor especial

por Luiz Alberto Py

Uma das mais importantes características do caráter, essa poderosa qualidade, reside na prioridade que a pessoa dá a seus princípios sobre seu conforto.

Continua após publicidade

Isso significa que o bem-estar pessoal fica colocado em segundo plano quando o bem-comum, as regras de convivência e as leis estão em primeiro lugar. Muitas vezes, essa atitude, gera desconforto e dor, mas os indivíduos de caráter e princípios seguirão o caminho mais difícil.

Para eles, fazer o certo e o correto é mais importante do que um momento de prazer ou comodidade.

A prática de se ter caráter manifesta-se em coisas tão simples como caminhar dez metros para jogar um pedaço de papel em uma lata de lixo em vez de sujar o chão, ou preferir assumir os próprios erros e faltas e encarar as consequências, em vez de tentar escondê-los.

A alegria de cumprir com a responsabilidade e de se perceber capaz de fazer sacrifícios em nome de princípios morais e de convivência representa uma recompensa valiosa para quem se dedica a cultivar seu caráter, pois oferece uma rara oportunidade de sentimento de dever cumprido, de felicidade e de aumento da autoestima.

Continua após publicidade

Certamente, quanto mais caráter, maior a autoestima. Aqueles que ainda não se arriscaram a essa experiência, deveriam fazê-lo. Com certeza, nunca mais deixarão de saborear e de se beneficiar do aprimoramento de seu caráter.