Carboidratos devem estar presentes na dieta de quem pretende emagrecer

por Jocelem Salgado

Atualmente, o que se tem observado é que a maioria das pessoas, especialmente as mulheres fogem do consumo de pães, ou quando não, separam o miolo consumindo somente a casca e muitas vezes até o macarrão presente em uma sopa é deixado de lado. Ficam obcecadas para saber a quantidade de carboidratos dos alimentos e quase sempre vê no carboidrato um inimigo. Mas não é bem assim.

Continua após publicidade

O fato é que não podemos viver sem os carboidratos. Eles são os responsáveis por fornecer energias necessárias para a manutenção da vida e da capacidade que temos de andar, pensar, divertir, passear, trabalhar, etc. Descobrindo como eles agem no corpo e como escolher os mais nutritivos, você verá que pode ingerir carboidratos, mantendo a saúde, o humor e até controlando o seu peso.

Muitas pessoas se enganam ao pensar que carboidratos significam apenas pão, massas, cereais e arroz. Evidentemente, esses alimentos possuem carboidratos, mas não são suas únicas fontes. Todas as frutas e verduras contêm carboidratos, que também podem ser encontrados em alguns produtos derivados do leite. Na verdade, todo alimento à base de vegetais possui carboidrato. Através do processo de fotossíntese, as plantas armazenam carboidratos como sua principal fonte de energia.

Os alimentos que têm carboidratos (grãos, feijões, frutas, verduras e alguns derivados do leite) são muito diferentes entre si, a única coisa que eles têm em comum, é que são fundamentais para os seres humanos.

Os carboidratos são componentes essenciais na dieta humana, junto com as proteínas e lipídeos compõem as principais fontes de energia no organismo. Adicionalmente, eles desempenham um papel importante na estrutura e no armazenamento de energia do corpo humano, nos processos do sistema imune, na *patogênese, coagulação do sangue e no desenvolvimento. Eles regulam funções fisiológicas e metabólicas como o apetite, ingestão de minerais e os níveis de colesterol.

Continua após publicidade

As plantas produzem carboidratos a partir da fotossíntese, sendo a forma mais abundante de energia na face da terra. Atualmente tem-se comprovado que os carboidratos, ou também chamados sacarídeos (derivado do grego sakcharon que significa “açúcar”) representam ao menos 55% das calorias diárias que ingerimos. Em países em desenvolvimento essa contribuição pode representar até 85% dos requerimentos energéticos da população. Os carboidratos dividem-se em duas categorias: os simples (como o açúcar e o mel) e os complexos (pães, biscoitos, cereais, massas, arroz, grãos, vegetais e frutas). Ao contrário do que muitas vezes se pensa, esses últimos devem prevalecer na dieta de quem pretende emagrecer.

Todos os carboidratos estão formados por unidades estruturais de açúcares simples, podendo se classificar segundo o número de unidades que compõem sua estrutura em três classes principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Tanto os monossacarídeos formados por uma unidade de glicose e os dissacarídeos que combinam duas unidades são conhecidos como carboidratos simples, caracterizados pela rápida absorção no organismo. Moléculas constituídas por três ou mais unidades de açúcar são conhecidos como carboidratos complexos. Esses tipos de carboidratos devem ser quebrados e transformados em carboidratos simples para sua posterior absorção.

Continua após publicidade

Dentre os principais grupos de alimentos que fornecem a energia obtida a partir destes carboidratos encontramos os cereais, tubérculos e açúcares.

*1. Maneira como surgem e evoluem as doenças;

2. Estudo acerca do desenvolvimento e evolução das doenças