Mascar chicletes realmente previne cáries?

Da Redação

Parece contraditório, mas *estudos relatam que mascar chicletes pode ter efeito positivo na prevenção de cáries.

Continua após publicidade

Segundo o cirurgião dentista Marcelo Rezende, não é tão simples assim.

“O hábito de recorrer à goma de mascar logo após o almoço, tão comum nas grandes cidades, estimula a produção de saliva, contribuindo para ‘lavar’ a boca e neutralizar o ácido produzido pelas bactérias na placa. Esse ácido causa mau hálito e cáries. Por outro lado, todo chiclete contém algum tipo de adoçante. Os que contêm açúcar podem acabar estimulando ainda mais a produção do ácido”, diz.

Rezende explica que as cáries ocorrem quando a bactéria bucal se alimenta dos carboidratos e produz o ácido que corrói o esmalte do dente. “Esses carboidratos não são encontrados somente no açúcar, mas em todas as frutas, verduras, legumes, pães e massas em geral. Ou seja, em quase todas as nossas refeições”.

Segundo o especialista, para se beneficiar dos efeitos ‘limpantes’ do chiclete, a pessoa precisa continuar mascando no mínimo por mais 45 minutos depois de a goma ter perdido o sabor adocicado. “Se o adoçante for do tipo xilitol é melhor ainda, já que estudos demonstram que esse tipo de adoçante mata as bactérias causadoras de cáries”.

Continua após publicidade

Cárie: o grande vilão é o carboidrato; livre-se dele

Uma boa estratégia para se ver livre das cáries, diz Rezende, é manter a boca o máximo possível livre de carboidratos. “É muito simples. Basta escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e enxaguar a boca com água freqüentemente. Além disso, é importante evitar comer doces entre as refeições e, principalmente, antes de dormir, já que a quantidade de saliva durante o sono diminui bastante.”

*Pesquisa publicada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial dos Estados Unidos

Continua após publicidade

Fonte: Dr. Marcelo Rezende, cirurgião dentista