DESTAQUES

O que é ser um verdadeiro líder?

Roberto Shinyashiki 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Líder gera entusiasmo em sua equipe

por Roberto Shinyashiki

O verdadeiro líder promove a autonomia e a cooperação das pessoas. Num mundo que necessita de empreendedores, não podemos depender de profissionais que ficam à espera de alguém lhes dizer o que fazer. Só existe uma coisa pior que um funcionário que não faz o que você pede: é aquele que só faz o que você pede.

A diferença que cria o sucesso na vida das organizações são seus colaboradores. A imagem de uma empresa não é formada pela diretoria, mas sim pelos que estão em contato permanente com o público. A impressão que você vai ter de um hotel é criada pelos recepcionistas e camareiros; a imagem do supermercado é determinada pela atuação do pessoal do caixa e dos recepcionistas; a opinião do paciente hospitalar provém do atendimento das auxiliares de enfermagem. Seu sucesso está nas mãos dos que têm uma ligação direta com o cliente, e por isso são os que mais sofrem pressões, recebem menos treinamento e ganham os menores salários.

Quando a companhia faz propaganda de seu lema: "Nós lutamos mais", "Absolutamente, definitivamente, no dia seguinte", "Sua melhor opção de voar", é preciso ter a equipe envolvida para entregar a promessa que foi feita pela publicidade, senão o respeito do cliente vai por água abaixo.

Liderar exige que, além de ser bom no que faz, você consiga que os outros sejam bons em suas funções. Ao olhar o brilho de uma carreira, você percebe que as pessoas que obtêm, mais sucesso são as que criam equipes poderosas. Quando você vê um show do Roberto Carlos, em que cada detalhe (não é um trocadilho!) funciona; quando você presencia uma ginasta ganhando uma medalha olímpica; ou quando você sai feliz de um restaurante, fica claro que um líder nos bastidores obteve de cada um a sua parte.

Alguém explicou e deixou claro a um assistente de palco que o Roberto Carlos tem de receber a série de buquês de rosas para ele distribuir para suas fãs no final do show; ensinaram aquela ginasta de 14 anos a se concentrar no meio de todas as pressões; e orientaram o garçom como transmitir corretamente seu pedido ao cozinheiro. Na mesa de meus assistentes, há uma frase minha que diz: "Por favor, cresça muito, pois, para realizar meus sonhos eu preciso que você realize logo os seus".




Roberto Shinyashiki

É médico psiquiatra, com especialização em Administração de Empresas (MBA USP), é consultor organizacional, palestrante e autor de 12 títulos, entre eles o lançamento “Tudo ou Nada”, “Heróis de Verdade”, “Amar pode dar certo”, “O sucesso é ser feliz” e “A carícia essencial”. Mais informações: www.shinyashiki.com.br



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.