Início profissional precoce me gerou ansiedade. E agora?

por Roberto A. Santos

"Tenho 20 anos, moro sozinho desde os 16, com 18 fui para a Espanha, onde consegui emprego e vivi sozinho por mais um ano. Mas hoje, tudo me parece muito difícil, cada vez mais difícil, principalmente ganhar dinheiro. Tenho medo de chegar aos 30 e não ter nada e nem oportunidades."

Continua após publicidade

Resposta: Acho que sua vida pessoal e profissional é rara entre jovens em sua faixa etária. Você mal saiu de sua adolescência, conheceu e viveu em outra cultura, ganhando seu sustento para satisfazer suas “vontades e curiosidades” – onde, provavelmente aprendeu um idioma de importância crescente nos dias de hoje. Você voltou e conseguiu um emprego que lhe garante o sustento básico e até de seus “vícios”. Você nem completou a maioridade civil e já vai “se casar” com sua namorada. Enfim, você já realizou coisas que “jovens como você” demoram pelo menos 5 anos ou mais do que você e tem dúvidas do que poderá alcançar até os 30?!

Meu caro, sua ambição e sua curiosidade são motores importantes deste amadurecimento acelerado que descreve. O ingrediente que você não menciona, mas que complementaria uma receita vitoriosa para seus 30 e tantos anos, é a educação e aprendizagem contínuas. Se você destinar parte de seus rendimentos para este outro ‘vício’, certamente, vai poder realizar o que planeja. Ah… outro ingrediente é um pouco de paciência com você mesmo…

Vale a pena pegar um emprego no início da carreira só por dinheiro?
Sou recém-formado em publicidade e propaganda. Trabalho atualmente em uma empresa, onde não exerço totalmente a minha profissão. Entrei nesta empresa há um ano e alguns meses como estagiário. Hoje eles querem me efetivar. O salário é de aproximadamente R$3.000,00. Dúvida!!! Devo investir 100% na carreira para qual estudei quatro anos, ou ficar nesta empresa e ‘juntar’ algum dinheiro para minha independência financeira e poder escolher algo melhor? Meu irmão defende a idéia de empreender e trabalhar por conta própria.

Resposta:Você coloca duas questões importantes: orientação vocacional e empreendedorismo x carreira. A palavra vocacional ou vocação vem do latim e quer dizer uma “chamada” de algo interior seu – motivação, preferências, interesses, etc. Assumindo que você cursou aquilo que representa seu “chamamento” interior que lhe produz realização, você decidiu o caminho certo ao procurar um estágio e, por seu desempenho, conseguiu uma efetivação, que deve ser comemorada nos dias de hoje com tanta limitação de oportunidades. O famoso “trabalhar por conta”, ser “dono do próprio nariz” e outras expressões do recentemente decantado “empreendedorismo” é uma opção de fato que deve ser considerada.

Continua após publicidade

Você precisa saber se tem a disposição de correr os riscos desta condição e, segundo, se já domina uma área de conhecimento, ou tem um produto, serviço ou know-how diferenciado para oferecer ao mercado. Talvez, o amadurecimento de seus conhecimentos e experiências em uma empresa poderá lhe trazer uma segurança maior para seguir os passos de seu irmão. Porém, cursar este programa mencionado é positivo mesmo para continuar trabalhando numa empresa, pois ele abrirá sua mente em relação ao negócio dela, para uma contribuição de um intra-empreendedor. Trouxe-lhe a luz que pediu? Se não o fiz é porque ela tem que ser encontrada dentro de você mesmo.