Na busca de emprego devo contar que fui demitido por justa causa?

por Roberto A. Santos

"Fui demitido por justa causa, porém não aceitei e estou entrando com um processo contra a empresa. Isso pode prejudicar a busca de um novo emprego, devo omitir o fato nas entrevistas?"

Continua após publicidade

Resposta: Ser demitido por justa causa é algo muito sério no mercado, principalmente se a causa for julgada pela Justiça como justa, independentemente de você aceitá-la como tal ou não. Você omitir o fato nas entrevistas para emprego, para evitar o bloqueio de novas oportunidades, vai depender da sorte de a empresa contratante não pesquisar referências de empregos anteriores. Se tiver omitido e for descoberto, provavelmente será sumariamente descartado e ficará sempre na dúvida sobre o motivo da sua dispensa dos processos de seleção. Já se você tem certeza de que a Justiça estará do seu lado, descreva o fato ocorrido (depois de ter passado na primeira triagem pelo menos) e coloque os argumentos em sua defesa, mas não omita o que será descoberto mais cedo ou mais tarde.

Boa sorte e torço para que o julgamento de seu processo concorde com sua percepção de quão injusta foi a causa de seu desligamento…

Devo omitir na empresa que não tenho faculdade?
Tenho 2º grau incompleto, porém todos na empresa em que trabalho, pensam que tenho faculdade. Quero iniciá-la, mas se fizer isso, saberão que não cursei uma e poderei perder meu cargo.

Resposta: Em seu íntimo, acho que você sabe qual é a resposta para a sua inquietação… "Por quanto tempo conseguirei mentir, sabendo que a mentira tem pernas curtas e, por mais longe que consiga chegar, poderei não atingir a reta final?"

Continua após publicidade

Você ainda tem que fazer algum supletivo e depois entrar numa faculdade, não apenas em função de seu cargo atual, mas para sua carreira e sua empregabilidade em geral. Portanto, comece a fazer o que tem de ser feito. Se você foi promovido para o posto que ocupa hoje, não foi pelo diploma que não tinha, mas por outras competências que viram em você. Claro que existe o risco de encararem a verdade exposta como uma quebra de confiança, mas quanto mais tempo passar, pior será o problema. Concluir um supletivo e iniciar uma faculdade é o tempo limite para abrir o jogo… Não perca tempo.