Gosto de trabalhar com vendas, mas não consigo acreditar na minha capacidade de vender

por Roberto A. Santos

"Às vezes fico até desestimulada para sair de casa."

Continua após publicidade

Resposta: A área de vendas pode ser apaixonante e estimulante para algumas pessoas e atemorizante para outras. Se você fala que gosta muito, mas sempre acontece de você questionar sua capacidade e desestimulada até para sair de casa, talvez seja o caso de repensar o que é que gosta em vendas. É comum mesmo com excelentes vendedores se desanimar por períodos curtos, principalmente depois de perderem uma grande venda, porém sua personalidade lhes recarrega suas baterias rapidamente e partem para a luta. Você precisa refletir se gosta da remuneração, das condições que podem lhe oferecer, mas não tanto da batalha do dia a dia. Neste caso, sugeriria que repensasse sua carreira, pois o desgaste de sentir-se desmotivada, logo ao sair de casa, no longo prazo, pode ser muito prejudicial à sua saúde e mesmo à sua carreira.

Sou formada e pós-graduada em direito, mas não consigo passar no exame da OAB
Além mais, não sou aquela estudante muito aplicada. Não sei qual é a minha vocação verdadeira, porque tudo que me proponho a fazer, depois de um tempo, perco a motivação.

Resposta: Pelo que sei, o exame da Ordem é realmente muito difícil mesmo para quem gosta muito de estudar, mas sem gostar fica realmente complicado, ainda mais se você não tem certeza de que esta é sua vocação apesar de ter feito até pós-graduação (imagino nesta área). Você precisa separar, em primeiro lugar, o local em que trabalha hoje e trabalhou no passado, da vocação ou profissão que um dia escolheu e a fez estudar por 5 anos para se formar Bacharel em Direito.

O emprego de hoje pode não ser o de amanhã se você tomar uma decisão de procurar outro. Porém, se isolando esta variável, você não sente mais motivação com os temas de Direito, seria melhor procurar outra coisa o quanto antes para não postergar seu sentimento de incapacidade e frustração. Existem serviços de avaliação vocacional ligados às boas faculdades de psicologia se você não puder pagar um serviço destes. Acho que vale seu investimento de tempo e dinheiro para olhar para seu futuro com mais disposição e alegria no presente.

Continua após publicidade