Festas de final de ano: quantas calorias você consome bebendo?

Da Redação

Festas de confraternização nas empresas, happy-hours em profusão, reuniões com amigos… Entretanto, na hora dos momentos de descontração, um dos vilões da balança é esquecido, o álcool.

Continua após publicidade

Cada grama de bebida alcoólica contém sete calorias, ou seja, três calorias a mais do que o açúcar comum.

Calorias vazias

Chamadas de "vazias", as calorias alcoólicas não oferecem nenhum nutriente e, quando ingeridas, são metabolizadas e armazenadas no organismo como gordura. Por isso, quando consumidas em grande quantidade podem favorecer o aumento de peso. Um copo de cerveja de 200 ml, com 5% de teor alcoólico, tem 88 kcal. Portanto, cinco copos de cerveja fornecem 440 kcal ao organismo.

Hoje, a dieta diária e balanceada recomendada pelos nutricionistas é de 2000 a 2500 calorias. "Se o objetivo é manter um corpo bem delineado, 440 kcal ganhadas no consumo de álcool podem comprometer o peso final. O organismo não tem onde armazenar o álcool, essas calorias se transformam em uma reserva de gordura", ressalta a nutricionista Roseli Rossi.

Continua após publicidade

Em uma hora de atividade aeróbica forte contínua, um homem gasta, em média, 800 calorias, e uma mulher, cerca de 600 calorias. "Comer corretamente os alimentos essências, caminhar e fazer exercícios é muito importante para a sua dieta e saúde. No entanto, é preciso ser cauteloso com a quantidade de álcool ingerida. Vale ressaltar que quanto maior o teor alcoólico (quantidade de álcool) maiores serão as calorias de cada bebida", observa.

Segue uma tabela com as bebidas mais consumidas, o teor alcoólico e calorias.

A tabela abaixo tomou como base 200 ml de cada bebida. Um copo de requeijão, por exemplo, possui 250 ml.

Continua após publicidade

Bebida (200ml)

Teor Alcoólico:  Cerveja 5%

Calorias  88 Kcal

Champagne 11%
170 Kcal

Saquê 38%
285 Kcal

Uísque 43%
500 Kcal

Vinho Branco 12%
133 Kcal

Vinho Tinto 11 a 14%
144 Kcal

Vodka 40%
462 Kcal