Nosso casamento é bom, mas o diálogo não flui

por Eduardo Yabusaki

O casal se dá bem, não tem grandes problemas ou conflitos, mas tem grande dificuldade em conversar e chegar num entendimento.

Continua após publicidade

O casal acha que conhece muito bem um ao outro, mas muitas vezes se deparam com situações em que se acham dois estranhos. O que falta ou no que se esbarram para que a intimidade não seja plena?

Um fator crucial é que discutir a relação está muito associado a falar de problemas, conflitos e desentendimentos. Mas num casamento é de fundamental importância falar tanto sobre trivialidades (contas a pagar, afazeres de banco, mercado…) como dialogar sobre assuntos de maior magnitude: desejos, ideais, fantasias…

É importante falar sobre o trabalho, tanto em relação às dificuldades enfrentadas como também sobre conquistas, promoções e expectativas na carreira. Entram nesse contexto os sonhos e ambições em relação à vida financeira. Isso é um caminho natural para manifestar vontades em relação a viagens e lugares que queiram conhecer.

O que pensam sobre família e filhos? Como se planejam pra esse passo importante?

Continua após publicidade

Enfim, para uma boa comunicação é preciso que se crie esse espaço no relacionamento. Isso não pode ser no meio de um filme, de uma festa ou no desentendimento. É importante que haja um momento certo no dia a dia, em que se possa ter tranquilidade, para que a receptividade seja mútua.

Dessa forma a intimidade acontecerá naturalmente, pois um terá a possibilidade de se colocar no lugar do outro em relação aos anseios e desejos. Isso exige dedicação, mas possibilitará uma compreensão íntima, profunda e verdadeira.

Não vacile, entregue-se e curta, que o ganho será de ambos e do relacionamento.

Continua após publicidade