Como voltar a ter intimidade no casamento após 30 anos de convivência?

por Anette Lewin

Resposta: Talvez o mais sensato para que a intimidade aconteça no relacionamento após 30 anos, seja pensar no que significa intimidade em cada fase do relacionamento. Muitas vezes o casal quer viver de recordação de grandes emoções e fica lamentando o que perdeu ao invés de olhar para o que já conquistou e viver o presente.

Continua após publicidade

Nenhum relacionamento fica igual para sempre.

A motivação para conquistar o outro, que no início acontece naturalmente e tempera a relação, diminui com o tempo. A partir daí, o que pode manter a intimidade são projetos em conjunto, boa vontade, bom humor e até longos silêncios preenchidos pela cumplicidade.

Um casal com 30 anos de convivência dificilmente pode se sentir motivado pelas mesmas coisas que um casal com dois anos de convívio. A sexualidade, em geral, acontece com menos frequência, mas isso não deve ser entendido como perda.

As sensações de tranquilidade, que em nossa sociedade não costumam ser valorizadas pela mídia, deveriam ser repensadas. São elas, em geral, o melhor tempero para um relacionamento longo.

Continua após publicidade

Isso não quer dizer que um casal com 30 anos de convívio não possa ousar de vez em quando. Ousar mais para se divertir do que para se surpreender. Afinal, as grandes emoções costumam estar ligadas ao desconhecido, elemento dificilmente presente numa relação de 30 anos

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento