Paixão extraconjugal: é preciso entender o que se espera de uma relação em curto e longo prazo

por Anette Lewin

"Sou casada há sete anos e me apaixonei por outro homem."

Continua após publicidade

Resposta: Depois de sete anos de relacionamento os sentimentos costumam se transformar. Se foi assim com seu marido quem te garante que não será assim com essa pessoa pela qual você está apaixonada no momento?

Conclusão: tente entender o que você espera dos relacionamentos a curto e a longo prazo.

Pode ser que você sinta necessidade de ficar trocando de pessoa quando a paixão se transforma em outro sentimento. Sim, porque ela não dura para sempre, não é? Se for assim, assuma os prazeres e os riscos desse tipo de escolha.

Caso esteja atrás de uma relação duradoura entenda que não existe o " homem ideal", mas a atitude ideal frente ao casamento que consiste em aceitar a transformação dos sentimentos como algo positivo e não idealizar a fantasia de viver eternamente em estado de paixão.

Continua após publicidade

Sou casada há 16 anos, mas me apaixonei por outro.
Ele também é casado e ficou afim, mas nunca tivemos coragem de levar isso adiante… Ele está bem com a mulher dele.

Resposta: Seria importante você se perguntar exatamente por quem está apaixonada. Pelo que você escreve, sua paixão é por uma ideia colocada na sua cabeça da qual você não consegue se livrar. A pessoa que representa essa ideia está bem distante. Portanto, antes de jogar fora uma relação concreta em função de outra que só existe na sua cabeça, procure uma psicoterapia que te ajude a entender melhor essa situação.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade