Como chegar à conclusão se já é hora de se separar?

por Rosemeire Zago

Toda separação incluiu dois processos: o externo e o interno. O externo é a separação formal, a parte jurídica, a partilha dos bens, as comunicações feitas aos filhos, familiares, amigos, a guarda dos filhos, pensão etc.

Continua após publicidade

O processo interno da separação é o processo psicológico e emocional. Muitas vezes a decisão de separar-se poderá estar relacionada à infância. O modelo de relação dos pais que a criança tem, permanece arquivada em seu inconsciente e pode fazê-la agir conforme a referência de relação que foi registrada.

Uma das partes pode se dar conta de estar repetindo esses padrões. Ou ainda, ter medo de passar pelo mesmo que presenciou na infância, como brigas e discussões frequentes.

Como chegar à conclusão se já é hora de se separar?

1º) Obviamente, quando você para e pensa… "Não dá mais"

Continua após publicidade

Nem sempre é fácil chegar a essa conclusão.

E se ainda houver dúvidas, pergunte-se:

2º) Sinto me mais insatisfeita com qual situação?

Continua após publicidade

3º) Meus valores coincidem ou conflitam com os da outra pessoa? Quais objetivos ainda temos em comum?

4º) Compartilhamos responsabilidades, decisões e compromissos?”

Enfim, reveja como está o vínculo, a relação.

E por fim é importante saber se ainda há amor.

5º) Amo essa pessoa? Quero continuar vivendo com ela? Quero continuar a ser tratada da maneira como tenho sido? Estou feliz com a vida que tenho ao lado dessa pessoa?” E ouça todas as respostas. Se ainda existe amor, reflita se não é possível reconstruir a relação e tente mais uma vez o diálogo.

Além de todo esse questionamento, não esqueça que o relacionamento é feito a dois e, para que exista, é necessário que ambos queiram. Se um não quer mais, o relacionamento se desfaz de qualquer maneira. A sua parte é de 50% e você não poderá fazer 100%. Assumir o papel de vítima: ninguém me ama, ninguém me quer, de nada ajudará.

É possível separar-se sem agressões

Mas se chegar à conclusão que o melhor é mesmo a separação, é possível, apesar de não ser comum, separar-se sem agressões, manipulações, jogos de culpas, perseguições, mas tentar despedir-se do outro por chegar à conclusão de que não existem mais vínculos, objetivos em comum, não existe mais amor. Claro que nem sempre é fácil assumir tudo isso e ser apenas racional, mas é preciso nesse momento dar espaço para que cada um reconstrua sua vida sem chantagens ou culpas.

Como também é preciso dar espaço para a tristeza pelo término de uma história que chegou ao fim. Se um de vocês ainda sente amor, é preciso questionar que amor é esse, unilateral, sem troca, sem comunicação… Afinal, antes de tudo, devemos amar e respeitar a nós mesmos. Mas durante esse processo o que mais perdemos, é o respeito pelos próprios sentimentos e o amor próprio.

Contentar-se com migalhas de amor é o maior sinal de que deixamos de nos amar. O mesmo vale para quem se deixa ficar em depressão, querer morrer, ou sair fugindo da relação, sem assumir a responsabilidade por tudo aquilo que um dia acreditou. Outra atitude destrutiva é o desejo de vingança: "Se não vou ficar com essa pessoa, ninguém mais vai ficar".

Reconstrução

Reconstruir não significa querer viver tudo aquilo de novo, ainda que seja com outra pessoa, é muito mais aprender com a experiência passada, refletir sobre os erros, acertos e viver muito mais consciente do que se deseja e espera de um relacionamento. É se permitir unir-se a alguém só depois de ter encontrado a si mesmo.

Evite agir sem pensar, entrando em relacionamentos apenas para suprir carências, que na verdade, não serão supridas dessa forma, muito pelo contrário, poderão ficar mais intensas e potencializadas e com maior tendência em repetir o mesmo processo com outra pessoa.

Por mais que a parte formal e externa da separação tenha sido resolvida, o processo interno da separação ainda se estende por algum tempo, ao menos do ponto de vista emocional. Isso porque passamos, ainda que inconscientemente, por um processo de luto. Esse período varia em cada pessoa, podendo durar de seis meses a dois anos.

Como lidar com o processo interno da separação

O importante é se permitir elaborar cada uma das fases para poder se recuperar e reconstruir. É necessário elaborar a perda – sem negar -, aceitar a dor que o processo provoca, sem punir-se ou fugir do que estiver sentindo. Agora é o momento de fazer mudanças, uma verdadeira reforma emocional através da crise que está passando, elaborando e transformando seus sentimentos, pois só assim conseguirá reconstruir sua vida sob alicerces firmes e muito mais estáveis e seguros.