Após três anos ele quer reatar casamento

por Anette Lewin

"Nesse período em que ficamos separados minha vida mudou muito, não sou mais só dona de casa, penso em reatar, mas não sei como inseri-lo hoje no meu atual modo de vida."

Continua após publicidade

Resposta: As coisas só voltarão a ser como eram se você quiser. Reatar o casamento não significa, necessariamente, voltar aos velhos hábitos. Aliás, por lógica, se você retomar todos os velhos hábitos a probabilidade que o casamento fracasse novamente será bem alta. Se você viveu três anos separada e inseriu novos costumes em sua rotina, por que não levá-los com você para essa eventual nova tentativa? Se você trabalha, continue trabalhando. Se tem suas atividades pessoais, continue com elas. Embora as características de cada pessoa dificilmente mudem, hábitos podem e devem ser transformados dentro de uma relação amorosa. É só combinar com seu parceiro. Afinal, ele também tem que estar disposto a mudar alguns comportamentos se quiser voltar, não é? Ou você vai aceitar voltar só porque ele está pedindo?

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento