DESTAQUES

Eu me abalo por qualquer coisinha. Como ser mais segura?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
TCC é eficaz para tratar aspectos inconscientes reprimidos

por Eduardo Ferreira Santos

"Minha parte emocional e muito instável"

Resposta: A chamada "hiperbolização" e "catrostofização" são fenômenos conhecidos como "distorções cognitivas" e merecem cuidado, pois revelam aspectos inconscientes reprimidos.

Embora os termos "hiperbolização" e "catrostofização"sejam cunhados pela TCC (terapia cognitivo-comportamental) como distorções cognitivas são, na verdade, mecanismos psíquicos de origem inconsciente que levam a pessoa, a nivel transferencial, a "aumentar" e "sentir-se ameaçada" perante uma determinada situação que apenas reflete um "trauma" mais profundo.

Um exemplo bastante simples desse comportamento é o de uma pessoa que foi criada por pais bastante rígidos e racionais que sempre lhe exigiram que fosse a melhor em TUDO o que fizesse e, caso fracassasse, era sempre repreendida com rigor ou sarcasmo.

Essa pessoa irá crescer acreditando que TEM MESMO que ser PERFEITA em tudo para, só assim, receber atenção e afeto das pessoas ao seu redor.

Enfim, torna-se uma "perfeccionista" e se algo não ocorre como o "programado" sua mente registra como uma "catástrofe", um desastre.

O tratamento dependendo da gravidade do quadro, pode exigir o uso de medicação, mas a psicoterapia (seja em qual linha for) é o primeiro caminho a seguir.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Suas relações amorosas duram?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.