Dificuldade em concentrar-se? A culpa pode ser do cérebro

por Joel Rennó Jr.

"Quais seriam as possíveis causas? Tenho grande capacidade de distração, sou muito sonhador, nunca me concentro no que estou fazendo, vendo ou ouvindo. Sou muito pensativo e converso pouco com as pessoas. O que esta acontecendo com o meu cérebro?"

Continua após publicidade

Resposta: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), caracterizado pela tríade de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, está relacionado a prejuízos importantes em diversas áreas da vida do indivíduo afetado. O TDAH afeta em torno de 5,3% de crianças e adolescentes e cerca de 4,0% de adultos na população geral. Quase 70% dos pacientes com TDAH apresentam outro transtorno além de TDAH como transtornos de ansiedade (35%), transtorno de abuso e dependência de substâncias (30%), depressão maior (25%) e transtorno de humor bipolar (20%).

O diagnóstico é realizado através de uma avaliação neuropsiquiátrica com neurologista ou psiquiatra.

O TDAH ainda é subdiagnosticado e pode persistir até a fase adulta, onde raramente é feito o diagnóstico correto. É confundido com muitos outros transtornos, incluindo o transtorno de humor bipolar.

O TDAH não é o único transtorno mental que leva ao sintoma citado de “distração”. Falta de atenção e concentração podem ocorrer em transtornos ansiosos ou depressivos isoladamente.

Continua após publicidade

Isso inclusive prejudica a memória de curto-prazo ou recente. O Transtorno de Humor Bipolar também pode cursar com sintomas muito semelhantes e até idênticos.

Pessoas normais, submetidas a um estresse contínuo, com grande fluxo de informações e pressões de diversas ordens, além de excessivas preocupações, também podem apresentar distraibilidade em momentos determinados de crises.

Portanto, a melhor proposta é você procurar um especialista para que ele, através de uma avaliação neuropsiquiátrica aprofundada, possa diagnosticar se há ou não algum transtorno mental específico que esteja causando a “distração” citada.

Continua após publicidade

ATENÇÃO

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.