Exame de artérias da retina ajudam a entender o que se passa nas artérias do cérebro

Da Redação

O exame das artérias da retina representa uma extraordinária oportunidade para entender o que se passa nas artérias do cérebro. Não é difícil compreender que há uma associação entre o estado da retina e do cérebro quando pensamos no fato de que eles eram uma só estrutura nas primeiras semanas de existência do embrião.

Continua após publicidade

Quando estudamos, percebemos que eles são parecidos em vários aspectos. Tanto o cérebro quanto a retina apresentam células especializadas em fazer a interface com o sangue e que funcionam como um eficiente filtro daquilo que pode ou não entrar em contato com esses órgãos.

Na prática, é importante saber que quando doenças como a hipertensão arterial e o diabetes chegam a alterar as artérias da retina, elas também já estão fazendo mal às pequenas artérias do cérebro. Essas alterações são conhecidas como Doença de Pequenos Vasos Cerebrais e representam uma das principais causas de perda do desempenho cerebral em idades mais avançadas. Isso vai silenciosamente enchendo o cérebro de pequenas cicatrizes ou buraquinhos, facilmente detectados pela Ressonância Magnética.

O que fazer para proteger nosso cérebro dessas lesões?

Tomar as mesmas atitudes que boa parte das pessoas sabe que são eficazes para reduzir o risco de um infarto do coração ou derrame cerebral:

Continua após publicidade

– Não fumar;

– Praticar atividade física;

– Reduzir o estresse;

Continua após publicidade

– Consumir bebidas alcoólicas com moderação;

– Adotar uma dieta saudável e o controle do peso;

– Para quem tem doença do coração, alterações do colesterol, diabetes ou hipertensão arterial, tratar essas condições com preciosismo.

Fonte: Dr. Ricardo Teixeira é Doutor em Neurologia pela Unicamp