Homens que tomam chá, de fato, têm menos barriga?

por Jou Eel Jia

Estudo apresentado no Primeiro Congresso Internacional sobre Obesidade Abdominal, em Hong Kong (2010), realizado pela Universidade de Queen (Canadá), indica que o consumo diário de chá pode ajudar a reduzir a barriguinha de chope dos homens.

Continua após publicidade

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a barriga masculina representa o acúmulo da energia yin e turvacidade (na medicina ocidental um exemplo é o colesterol) do baço pâncreas e do plexo mesentérico. Isso significa na prática uma alteração do metabolismo.

A redução e diminuição do metabolismo do baço pâncreas é devido à alimentação desregrada, à falta de exercícios físicos. Esses são motivos que levam à turvacidade e consequente aumento da circunferência abdominal.

Hoje a ciência já detectou que o homem com maior acúmulo de gordura abdominal tem maior propensão a doenças cardiovasculares. Por isso o risco não se restringe às pessoas obesas, os magrinhos com a barriginha de cerveja correm o mesmo risco.

Os chás de um modo geral promovem a melhor circulação da energia do BP (baço pâncreas) responsável pela eliminação dessa turvacidade. Por isso o hábito de tomar chá pode promover melhor desempenho do Qi Hua, que é a conversão de matéria em energia.

Continua após publicidade

Consumo de chás

A palavra fitoterapia vem do grego phytos (planta) + therapeía (terapêutica), ou seja, a cura através das plantas.

Fica aí a sugestão antibarriga através de alguns chás como: chá verde, cavalinha, cana-do-brejo, erva-doce e picão.

Continua após publicidade

Coloque uns dois punhados de cada na mesma infusão em um litro de água fervente, apague o fogo e deixe a panela tampada por 3 minutos. Tome um litro durante o dia.