DESTAQUES

Consumo moderado e diário de álcool já é problema de alcoolismo?

Danilo Baltieri 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Diagnóstico de alcooolismo é determinado mais pelo comportamento

por Danilo Baltieri

"Bebo duas cervejas todos os dias, no final de semana aumento o consumo. Sou alcoólatra?"

Resposta: Os alcoolistas constituem uma população bastante heterogênea. Além disso, o curso da dependência química é variável. Como tenho reiterado, todos os diagnósticos de quaisquer doenças devem ser realizados por médicos ao vivo e em cores.

Logo, se você estiver preocupado com o seu padrão de consumo de bebidas, bem como seus familiares têm manifestado essa preocupação, creio que esteja na hora de rever seus hábitos e procurar auxílio de um especialista.

Sintomas de alcoolismo

De uma forma geral, a Síndrome de Dependência de Álcool é caracterizada por:

- Consumo recorrente e intenso da substância;

- Perda do controle diante da bebida;

- Evidência de tolerância: uso de doses cada vez maiores para obter os mesmos efeitos anteriores, quando doses menores eram ingeridas;

- Síndrome de abstinência: sintomas físicos e psíquicos advindos da parada ou redução abruptas do consumo;

- Vários prejuízos sociais, familiares, escolares, laborais advindos desse uso, abandono de outras atividades prazerosas para se consumir a substância, manutenção do consumo de bebidas apesar das conseqüências amplamente nocivas.

De qualquer maneira, embora episódios relativamente curtos e circunscritos de consumo excessivo de bebidas possam ocorrer em diferentes quadros de alcoolismo, o curso da dependência é crônico, durando anos, com períodos de exacerbação e de remissão parcial ou completa do consumo excessivo.

Problemas relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas não apenas incluem os relacionados com a dependência de álcool. Existem outros, como o abuso ou uso nocivo, no qual o bebedor pode apresentar problemas sociais, laborais, legais devido ao consumo de bebidas, bem como demonstrar padrão de consumo frequente, sem preencher critérios para síndrome de dependência. De fato, entre o uso regular de bebidas, até o abuso de bebidas e a síndrome de dependência, existe um “continuum” que precisa ser avaliado adequadamente.

Não é a quantidade ingerida de bebidas alcoólicas que determina o diagnóstico de abuso ou dependência química de álcool, mas sim o comportamento do bebedor em relação a esse consumo, bem como suas manifestações físicas e psicológicas em relação a ele.

Será que sou alcoólatra?

Abaixo, transcrevo quatro questões amplamente utilizadas em estudos de triagem rápida para avaliar se algum indivíduo apresenta risco para problemas relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. Se você responder afirmativamente a duas ou mais, creio que uma investigação mais pormenorizada deva ser feita:

a) Você tem sentido a necessidade de parar o consumo de bebidas?

b) Pessoas têm se preocupado/irritado com o seu hábito de beber, criticando-o sobre este hábito?

c) Você tem se sentido preocupado ou culpado devido ao hábito de beber?

d) Você já tem bebido pela manhã para aliviar o nervosismo ou mesmo para superar uma ressaca?

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.