Livre-se da bromidrose, o popular chulé

Da Redação

O suor excessivo do corpo, causado por alterações no organismo resultantes de problemas de tireóide, menopausa ou estresse, e altas temperaturas formam o ambiente perfeito para a multiplicação de bactérias que causam a bromidrose, ou o chulé, nome popular para os casos em que ocorre nos pés. Entretanto, qualquer pessoa, independente da idade ou sexo, está suscetível.

Continua após publicidade

Por que homens têm mais chulé do que mulheres?

"A falta ou a má higienização dos pés e o calor retido nos calçados propiciam o crescimento bacteriano", afirma a dermatologista Márcia Grieco. "Por esse motivo, os homens, por usarem calçados fechados durante a maior parte do tempo, têm mais chances de apresentar bromidrose."

Por que temos chulé só nos pés?

A médica explica que o suor produzido pelo corpo contém água e eletrólitos, que são os sais minerais, e não tem odor. O mau cheiro é provocado pela ação de bactérias que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente. "A retenção do suor entre os dedos piora com o uso de meias sintéticas, sapatos de borracha ou plástico e quando não enxugamos bem os pés", explica.

Continua após publicidade

Se mesmo evitando essas situações o mau cheiro persistir, é hora de procurar tratamento médico.

No caso de micoses, o ideal para acabar com o cheiro ruim é usar antimicóticos à base de creme ou talcos. Nos casos em que não há micose ou fungos nos pés, os cremes antibióticos são mais indicados.

Dicas para acabar com o chulé

Continua após publicidade

– Dê atenção à higiene dos pés, lavando-os com sabonete, bucha ou escova.

– Seque bem os pés entre os dedos com papel higiênico.

– Use sapatos arejados de couro ou pano para ficar em casa.

– Evite sapatos sintéticos, meias de nylon, solados e calçados de borracha ou plástico. Os que tiverem forro devem ser de couro ou algodão.

– Não use o mesmo sapato todos os dias.

– Use talcos antissépticos sempre após o banho.

– Após o uso, coloque os calçados para secar em locais arejados e ensolarados.

– Se observar a existência de descamações entre os dedos, fissuras ou bolinhas, procure um dermatologista para checar a presença de fungos, micoses ou bactérias.