Chuveiro é fonte de bactérias, fungos e leveduras; saiba como combatê-los

por Sonia Corazza

A gente nem imagina o mundo de micro-organismos nocivos que moram nas nossas escovas de dentes, pentes, buchas de tomar banho e por ai afora.

Continua após publicidade

Segundo trabalho realizado por pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, além de todos esses utensílios de beleza, os micróbios patogênicos também encontram nos chuveiros o lugar ideal para sua proliferação. Onde tem umidade, temperatura adequada e material orgânico, certamente vai haver a presença de micro-organismos, alguns bastante nocivos. No caso dessa avaliação do pessoal do Colorado, encontraram colônias de mycobacterium avium, ligada a doenças pulmonares.

Biofilme

O interessante desse trabalho é que os pesquisadores encontraram um amontoado de bactérias, formando um “biofilme” grudento, que adere ao interior dos chuveiros. A parte importante é que a presença desses micro-organismos é 100 vezes maior que a encontrada na água tratada presente nos encanamentos.

Vale lembrar que quando se abre o chuveiro para tomar um banho, que a princípio é a maneira mais simples de fazer a higiene do corpo, se recebe um jato de bichos variados, capazes de infestar a pele e o sistema respiratório de maneira muito intensa.

Continua após publicidade

De olho no invisível

Embora seja difícil detectar a presença de bactérias, fungos e leveduras nos chuveiros e ferramentas de higiene, algumas regras são fundamentais para minimizar a concentração dessa turma.

Mantenha a caixa d'água sempre limpa, a tubulação livre de resíduos e as torneiras livres de sujidades. O uso do cloro ativo na forma de hipoclorito de sódio, é uma maneira barata e efetiva de controlar o crescimento microbiano. Se você mora numa casa, a responsabilidade é sua, se habita um prédio, é o condomínio que deve ter a obrigação de contratar um serviço especializado de limpeza.

Continua após publicidade

O chuveiro deve ser limpo com escovas de cerdas plásticas e detergentes de ação antibacteriana.

Escovas de dente devem ser trocadas a cada mês, escovas e pentes pedem limpeza semanal, com a remoção de fios de cabelo, lavagem e sanitização com um agente antisséptico potente, como o álcool etílico 70, encontrado em farmácias.

Com atenção e consciência, você fica livre de doenças e convida só quem quiser para seu banho.