Ansiedade de ex-tabagista é um dos principais fatores para ganho de peso

Da Redação

Se você deseja parar de fumar, não desanime ao ouvir aquele parente ou conhecido lamentando o quanto engordou depois que abandonou o vício.

Continua após publicidade

É possível largar o cigarro sem contabilizar uns quilinhos a mais na balança. Mas, para que isso aconteça, é importante estar atento aos fatores relacionados ao ganho de peso ao deixar o fumo.

Após 72 horas sem fumar, há uma renovação das glândulas salivares e olfativas, que passam a perceber melhor o sabor e aroma dos alimentos. E o que fazemos quando achamos a comida gostosa? Comemos mais. Isso contribui para o ganho de peso do ex-fumante.

É comum algumas pessoas substituírem o hábito de fumar por manter a boca ocupada mastigando algo. Aí, se deleitam com potes de balas ou doces à vontade. E este novo hábito aumenta o consumo calórico diário.

Algumas pesquisas científicas afirmam que a nicotina acelera o metabolismo e a queima de calorias. Porém, nunca foi comprovado que algum ex-fumante tenha engordado sem comer em maior quantidade.

Continua após publicidade

A ansiedade do ex-tabagista, que desconta tudo na comida, é um dos fatores mais conhecidos relacionado ao ganho de peso após parar de fumar.

Muito bem, você está com medo de engordar após abandonar o cigarro? Preste atenção aos fatores que atrapalham na hora de manter o peso e siga as orientações abaixo:

Com manter o peso depois de largar o cigarro

Continua após publicidade

– Não aumente a quantidade diária de comida ao parar de fumar;

– Mantenha uma dieta equilibrada e saudável;

– Pratique atividades físicas, principalmente atividades aeróbicas que queimam calorias.

Por outro lado, parar de fumar aumenta a autoestima e deixa as pessoas mais felizes. Então, marque a sua data no calendário para parar de fumar, preste atenção na alimentação e muita felicidade e saúde para você no futuro!

Fonte: Camille Rodrigues da Silva – médica pneumologista

Atenção!
Esse texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendiment