Cinco passos para ajudar na cura da depressão

por Tatiana Ades

Primeiro é preciso ter consciência que depressão é uma doença. Depois, iniciar um tratamento com psicoterapia aliada à medicação prescrita por um médico psiquiatra.

Continua após publicidade

Quem está num quadro depressivo precisa se esforçar ao máximo para reagir: levantar-se da cama, tomarbanho, caminhar todos os dias – o exercício físico é um ótimo antidepressivo. A atividade física está associada a uma série de alterações biológicas que podem ter impacto sobre a saúde mental. Resultados de estudos em humanos e animais têm mostrado que o exercício físico pode estimular a liberação de serotonina.

Agora listo cinco passos para auxiliar na cura da depressão:

1º) Mude sua maneira de encarar a vida

Como você tem visto a vida até agora? Um infindável perde e ganha? Um campo de batalha? Lutando pelo quê: por sua vontade, por seus instintos, pela submissão aos outros, pela aceitação de alguém? Saiba que a vida é tudo isso e muito mais. É crescer, se desenvolver, fazer o que gosta, realizar sonhos… Perceba as áreas de sua vida que ficaram esquecidas e comece a investir nelas. Decida pelo que de fato vale a pena.

Continua após publicidade

2º) Exercite a mente, invista em algum aprendizado

Essa é uma das atividades mais saudáveis que existe, e um dos maiores remédios contra a depressão e a sensação de vazio. Quando aprendemos, começamos a enxergar a vida sob outro prisma. Aprender nos ajuda a alcançar nossos horizontes, estimula nossa criatividade e nos coloca em condições de agir. Escolha um tema, um livro ou quem sabe um curso e siga em frente. Decida ter o aprendizado como uma de suas atividades frequentes.

3º) Caminhe

Continua após publicidade

Um estudo do Centro Médico Southwestern, Universidade do Texas (EUA), verificou que pacientes que caminhavam no mínimo três vezes por semana tiveram uma melhora de quase 50% nos sintomas de depressão. Prefira caminhar sob o sol, pois ele incentiva a produção de serotonina.

4º) Compartilhe seu problema

Conte o que está acontecendo para suas amigas e seus familiares. Deixe o orgulho de lado e peça ajuda, explique que precisa conversar e desabafar. Abrir o coração com quem nos ama é sempre bom e ajuda a colocar a angústia para fora.

5º) Descanse

Dormir bem ajuda a aliviar o estresse. Mas é importante ter equilíbrio e não dormir demais. Isso é supercomum quando se está deprimida. Oito horas por dia é mais do que suficiente.

Tipos de depressão

Existem dois tipos de depressão, a endógena (crônica), nesse caso a pessoa deverá tomar medicamento por toda a vida para manter a remissão dos sintomas. No caso da depressão reativa (após uma morte de parente, situação traumática, etc.) a pessoa tomará os remédios por algum tempo, média de um ano ou até a depressão cessar.