Cinco passos para cuidar da sua pele em cinco minutos

por Sonia Corazza

A rotina de cuidados com a pele do rosto envolve algumas operações simples e que proporcionam muito prazer.

Continua após publicidade

Mas é preciso saber o momento de aplicação correta de cada produto para que suas fórmulas sejam efetivas.

Então vamos conversar sobre cada etapa.

Passos diários do ritual de cuidados com a pele:

1º) LIMPAR para remover impurezas vindas de dentro da própria pele, como células mortas e resíduos de gordura e suor, somados da sujeira de fora, provenientes da poluição, restos de maquiagem, poeira e outros.

Continua após publicidade

2º) TONIFICAR, para complementar a limpeza e resgatar o pH ligeiramente ácido que a pele possui. Dessa maneira os produtos posteriores serão mais bem aproveitados pela pele.

3º) ATIVAR com séruns ou ampolas concentradas em ativos veiculados em bases ultraleves e penetrantes. Essa é uma etapa que está reservada àqueles tipos de pele que necessitam um cuidado mais intensivo para atingir o equilíbrio, como a pele envelhecida, com manchas, linhas e rugas, perda da firmeza natural e acnéica.

4º) HIDRATAR E PROTEGER DO SOL DURANTE O DIA. Manter a água fundamental nas camadas da epiderme é missão do creme diurno, que já vem suplementado de filtro solar para evitar os danos causados pela radiação UVA e UVB. É durante o dia que a pele precisa desse escudo que impede seu ressecamento e danos actínicos.

Continua após publicidade

5º) NUTRIR E RESTAURAR ÀNOITE, pois a pele se regenera durante a madrugada, portanto, aplicar o creme nutritivo antes de dormir ajuda na recuperação da vitalidade.

E a maquiagem?

Os cremes contendo filtros solar são sempre os penúltimos a serem aplicados na pele, pois formam um filme protetor que dificulta a ação dos ativos contidos nos séruns ou fluidos.

Os últimos produtos que devem cobrir a pele são os que pertencem à categoria dos itens de maquiagem, como bases e pós de cobertura, sombras, blush e batom. Esse tipo de fórmula ajuda na proteção da pele contra a perda da hidratação natural e também na formação de uma barreira contra a radiação solar.

E lembre-se sempre, remover a maquiagem da área dos olhos exige formulações mais suaves e especificamente desenvolvidas para essa região tão nobre do seu rosto. Portanto, antes de dormir comece sua etapa número 1, a de limpeza, removendo toda a maquiagem do rosto com um demaquilante suave e prossiga para os próximos passos. Você vai perceber que depois de 1 mês usando 5 minutos pela manhã e mais 5 minutos antes de dormir para cuidar de você, sua pele vai mudar para muito melhor!