Quanto tempo dura os resultados da cirurgia plástica?

Da Redação

Alguns procedimentos têm longa duração, já outros têm prazo de validade previsto pelos especialistas. Paciente deve buscar todas as informações antes de realizar a cirurgia.

Continua após publicidade

O elixir da eterna juventude ainda faz parte do imaginário coletivo. Tanto, que anualmente chegam ao mercado inúmeros tratamentos estéticos que prometem mudar para sempre faces e corpos – em geral sem grande esforço por parte do paciente. "Os médicos do século XIX já diziam: na medicina e no amor, nem jamais e nem para sempre", alerta Dr. Fausto Bermeo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Em sua prática diária, o especialista observa que parte dos pacientes apresenta expectativas equivocadas em relação à duração dos resultados e não poupa esforços para dar-lhes uma perspectiva real.

"Embora a resposta varie de acordo com cada indivíduo, há procedimentos que têm um tempo médio de duração, como é o caso das plásticas para rejuvenescimento facial", comenta.

Em outras palavras, o médico lembra que a passagem do tempo é inexorável. Mesmo que a cirurgia plástica combata os sinais dos anos com cada vez mais naturalidade, há um prazo para cada procedimento.

Continua após publicidade

"Costumamos dizer que pequenos procedimentos estão ligados a pequenos resultados. Isso se aplica bem aos liftings faciais. O de pequeno porte, chamado minilifiting, dura de 4 a 6 anos. Já o completo alcança até 12 anos", exemplifica.

A blefaroplastia, cirurgia para correção das pálpebras, têm vida útil de até 8 anos.

Apesar da previsibilidade de duração dos resultados, o cirurgião destaca que a decisão do procedimento deve ser tomada de acordo com a necessidade de cada paciente e com a indicação médica.

Continua após publicidade

Embora a referência de duração seja necessária, Dr. Fausto enfatiza que cada pessoa tem seu próprio tempo. "A demanda pela cirurgia deve ser sempre do próprio paciente. Dessa forma, é possível que, após o primeiro procedimento, ele volte ao consultório mesmo que ainda esteja bem para sua idade ou até que nunca retorne, passando a conviver satisfatoriamente com os sinais da idade", afirma.

Questionado sobre as cirurgias que podem durar para sempre, o especialista responde prontamente: a lipoaspiração. Nesse caso, o resultado dependerá da manutenção do peso e da prática de atividade física regular. "Aqui, os hábitos assumem o papel decisor, em substituição ao tempo", sintetiza o médico.