Garotas adolescentes podem fazer cirurgia plástica?

Da Redação

O período da adolescência, de acordo com definição da OMS – Organização Mundial da Saúde), vai dos 10 aos 20 anos e compreende o período de transição entre a infância e a idade adulta. É um tempo marcado por diversas transformações corporais, hormonais e comportamentais – muitas adolescentes apresentam os primeiros sinais de insatisfação e dúvidas, principalmente, com o corpo, ainda mais numa sociedade onde existe uma busca desenfreada pela perfeição estética.

Continua após publicidade

O descontentamento com as características corporais tem impelido muitas garotas a buscarem na cirurgia plástica a solução para o seu ‘problema’. De acordo com uma pesquisa DataFolha, feita para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-SBCP, tem crescido a procura de cirurgias plásticas estéticas entre as adolescentes. Mas, qual o impacto dessa situação? Como os pais podem lidar com esse desejo de seus filhos?

“Entre os fatores que influenciam as adolescentes a recorrerem à cirurgia plástica estão a opinião de amigos e o padrão de beleza que é imposto, no dia-a-dia por desfiles de moda, novelas e campanhas publicitárias, levando essas garotas a desejarem ter um corpo perfeito”, avalia o cirurgião plástico Dr. Alan Landecker, Membro Titular e Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Mas se submeter a uma cirurgia plástica nesta fase é realmente uma necessidade física ou é pura vaidade, satisfação do ego?

Na opinião do especialista é necessário avaliar o tipo de cirurgia que a adolescente deseja, idade, maturidade corporal e emocional, já que as cirurgias mais procuradas são mama, lipoaspiração, nariz e orelha.

Continua após publicidade

Leia abaixo entrevista e confira as considerações do Dr. Alan Landecker sobre o assunto.

1- Quais os tipos de cirurgias plásticas mais procuradas pelas adolescentes?

Resposta: Hoje, as mais requisitadas são de aumento e redução de mama, lipoaspiração para eliminar gorduras, principalmente da barriga, rinoplastia e otoplastia (orelhas em abano).

Continua após publicidade

2- Dessas, quais são indicadas para corrigir algum problema de saúde, e quais são para satisfazer a vaidade?

Resposta: Somente a rinoplastia pode ser enquadrada como problema de saúde, porque ela corrige problemas funcionais que afetam a respiração do paciente. Eventualmente, a redução da mama é procurada por adolescentes com problemas de coluna.

3- Quais fatores influenciam uma adolescente na procura de uma cirurgia plástica?

Resposta: Esta é uma fase de construção da personalidade, na qual a autoestima, a vontade e a necessidade de sentir-se bem são aspectos emocionais importantes e, praticamente, determinantes na decisão de se realizar uma cirurgia plástica, porque ela é um procedimento que realça alguma parte do corpo e, com isso, a autoestima tende a crescer, proporcionando mais segurança. A adolescente espera se sentir mais confiante entre os amigos e frente aos garotos.

5- Quais os riscos de uma cirurgia plástica em pessoas com menos de 18 anos?

Resposta: Os mesmos riscos iminentes de uma cirurgia: infecção, hemorragia, dentre outros fatores. Há também o risco adicional por expectativa não realista, e elas são causadas devido à personalidade em formação do adolescente. Por exemplo, a adolescente que tem problemas de autoimagem, dificilmente ficará satisfeita com o resultado de uma plástica. O distúrbio psicológico precisa ser inicialmente tratado. É fundamental que a estrutura psicológica da adolescente esteja preparada para encarar e aceitar a mudança de imagem que a cirurgia irá proporcionar. Por isso, antes de qualquer decisão, o médico deve analisar se as expectativas são realistas e se a adolescente está saudável, física e emocionalmente.

6- Uma adolescente com 15 anos, que já foi obesa e deseja ter um corpo mais torneado, pode se submeter a uma cirurgia plástica?

Resposta: Ela precisa esperar até os 18 anos, porque ela está passando por uma fase de maturidade emocional e física. Este tempo serve para que ela amadureça a visão e o desejo do que realmente quer, além da proporcionar estabilidade de peso.

7- No caso de uma adolescente, com menos de 16 anos, querer colocar prótese mamária, porque tem mamas muito pequenas, ela corre algum tipo de risco?

Resposta: O ideal é aguardar o pleno amadurecimento do corpo e das glândulas mamárias, o que ocorre por volta dos 18 anos.

8- Qual conselho você daria a uma adolescente que deseja realizar uma cirurgia plástica somente para satisfazer a vaidade?

Resposta: A plástica deve ser feita no momento em que há plena compreensão dos riscos, maturidade de personalidade para encarar as fases do procedimento, porque a preparação e o pós-operatório de qualquer cirurgia plástica exigem disciplina. Sem contar que a região a ser operada tem que estar em condições ideais, tem que ter uma indicação muito precisa para aquele determinado procedimento.

9- De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:

O número de adolescentes (entre 13 e 18 anos) que realizam cirurgias plásticas estéticas tem crescido. Os principais procedimentos realizados por elas são: a rinoplastia (plástica de nariz), a mamoplastia redutora (diminuição das mamas), a mamoplastia de aumento (prótese de silicone), a lipoaspiração, a correção de orelhas de abano (otoplastia) e a ginecomastia (correção do volume das mamas masculinas).

Em sua avaliação, qual a idade ideal para que esses procedimentos sejam realizados?

Resposta: Cada tipo de cirurgia tem um tempo que deve ser respeitado. A otoplastia para redução das orelhas de abano é indicada a partir dos 4 anos; uma rinoplastia (nariz) a partir dos 16 anos; mama e lipoaspiração, a partir dos 18 anos. Mas a realização de uma cirurgia plástica antes da idade indicada, deverá ser avaliada pelo cirurgião, em conjunto com o paciente e seus responsáveis. É fundamental que os pais acompanhem de perto e também sejam conscientes. A família precisa participar de todo o do processo, de consultas, dos exames pré-operatório e do pós-operatório. Pra menores de idade, os pais ou responsáveis precisarão assinar uma autorização para realização da cirurgia plástica.