Ciúme na dose certa pode fazer bem à relação?

por Anette Lewin

"Gostaria que meu marido se preocupasse mais comigo. Ele não me liga nem para saber onde estou e nem que horas vou chegar; diz que confia em mim e sabe que nada de 'mal' irá acontecer. Mas gostaria que ele me ligasse para saber se vou demorar para chegar em casa ou coisas desse tipo. Detalhe: ele sempre foi assim desde a época de namoro"

Continua após publicidade

Resposta: Existem pessoas mais viscerais, outras mais racionais; existem pessoas mais seguras, outras mais inseguras.

Quando você fez sua escolha amorosa, provavelmente optou por uma pessoa estável, tranquila e segura de si; uma pessoa que, por sua vez, escolheu você por confiar e sentir que poderia ter uma vida tranquila ao seu lado. Essas são as características da história de amor de vocês. Começou assim e, como você menciona, continua assim.

Sua queixa é traduzida como falta de ciúme por parte dele. Será?

Você se sentiria bem ao lado de alguém que ficasse ligando o tempo todo para controlar você?

Continua após publicidade

Seria isso uma verdadeira prova de amor ou simplesmente a manifestação neurótica de uma pessoa insegura?

Pois é… muito difícil definir onde está a linha divisória entre essas possibilidades.

Diz o senso comum que um pouco de ciúme faz bem ao relacionamento. Não a todos. Manifestações de ciúmes, em geral, pouco acrescentam a uma relação. Talvez a apimentem um pouco, e na dose certa possam dar um saborzinho melhor ao vínculo. Mas dizer que esse tempero é essencial… é como dizer que qualquer prato fica bom com coentro ignorando os que, como eu, detestam coentro.

Continua após publicidade

Procure refletir sobre o que realmente está faltando em sua vida.

Será que você precisa de mais mobilização?

Se assim for, talvez o parceiro que você escolheu não seja a melhor pessoa para proporcionar a você essa sensação. Afinal, ele é uma pessoa tranquila, que dará a você a sensação de segurança, não de mobilização. A escolha foi sua, lembra?

Se você precisa agitar sua vida, talvez seja melhor procurar amigos agitados ou atividades com um certo grau de risco. Afinal, seu marido não pode e nem deve ser responsável por proporcionar a você todas as emoções que deseja viver, não é?

Ser notada, sentir-se interessante

Talvez o que realmente faz falta se resume a um pouco mais de atenção por parte de seu marido: ser notada, sentir-se interessante. Para que isso aconteça você precisa ser parte atuante: fazer e dizer coisas interessantes, sugerir novas atividades, provocá-lo um pouco mais com suspenses deixados no ar. Enfim, reforçar os vínculos que vão se desgastando no dia a dia; mostre que existe um lado seu a ser descoberto e compartilhado e tente fazer da relação a dois um desafio para ambos. Certamente, será mais interessante do que almejar reações de ciúme que facilmente podem fugir do controle e estragar a relação.