Tomar calmante resolve problema de ciúme exagerado?

por Rosemeire Zago

"Meu problema é que sou muito nervosa e ciumenta. Qualquer coisa que acontece comigo, fecho a cara e fico com ciúme do meu namorado. Tento controlar, mas não consigo. Faço baixaria quando ele não me dá muita atenção. Não estou agüentando mais, quero mudar, mas não consigo. Preciso tomar calmantes?"

Continua após publicidade

Resposta: Acredito que melhor que tomar calmantes seja você elevar seu autoconhecimento, que se obtém com o processo da psicoterapia feito por psicólogo. Ao se conhecer mais profundamente poderá identificar os possíveis motivos de sua insegurança que geram seu ciúme e também por qual motivo você fica tão nervosa.

Por que será que meus relacionamentos não dão certo e duram pouco tempo?

Resposta: Tenho uma dificuldade em fazer amigos, me acho feia, por isso ninguém quer um relacionamento sério comigo? Ultimamente é uma decepção atrás da outra, às vezes me sinto sozinha, sem ter alguém pra conversar e sair.

Para saber por que seus relacionamentos não dão certo, é preciso analisar como eles começam, o que acontece durante o relacionamento e depois como terminam.

Continua após publicidade

Você diz ter uma decepção atrás da outra, será que você observa e analisa as pessoas com quem irá se relacionar? É preciso muito cuidado ao conhecer uma pessoa, pois em geral a conhecemos apenas superficialmente e também é preciso ter consciência de suas necessidades emocionais. Você sabe quais são? Será que não espera que supram aquilo que compete a você? Será que sua carência afetiva não a faz se envolver rapidamente, sem sequer conhecer um pouco mais?

Procure se conhecer mais, se gostar mais, se admirar, pois só quando você se valorizar terá alguém ao seu lado que também a valoriza.

Atenção!

Continua após publicidade

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.