DESTAQUES

TPM pode desencadear crise de ciúme?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA
A TPM hoje é chamada de TDPM: transtorno disfórico pré-menstrual

por Eduardo Ferreira Santos

"Sou uma pessoa muito antissocial e namoro há quatro anos. Sou extremamente ciumenta e quando fico na TPM, fico muito agressiva e penso só besteiras. Como faço para melhorar este meu jeito?"

Resposta: O ciúme é um sentimento complexo que envolve várias áreas do psiquismo de uma pessoa. A principal delas é a questão da autoestima que, já há estudos comprovando, está relacionada à produção ou não das chamadas catecolaminas (neurotransmissores cerebrais).

Uma pessoa com baixa produção da catecolamina chamada SEROTONINA (a mesma da depressão) tem tendência a manifestar autoestima baixa e dificuldade em lidar com os problemas do cotidiano.

A TPM, hoje chamada de TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual) tem uma correlação direta com a diminuição da produção de catecolaminas, devido à intercorrelação entre os hormônios.

Portanto, já que você deve possuir uma natural baixa das catecolaminas, isso se acentua na TDPM, aumentando sua instabilidade emocional.

O tratamento para isso é: fundamentalmente medicamentoso e psicoterapêutico.

Consulte um psiquiatra que seja também psicoterapeuta.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.