Como posso controlar melhor meu ciúme?

por Anette Lewin

"Sou tão ciumenta que chego a ser violenta. Amo muito meu marido e sei que ele me ama. Preciso mudar e não sei como fazer isso."

Continua após publicidade

Resposta: Para controlar uma emoção é preciso, em primeiro lugar, entendê-la. A pessoa ciumenta, em geral, quer a posse e o controle total do outro. Esta necessidade pode ser provocada por fatores internos como a insegurança, ou fatores externos, quando existem motivos reais para a pessoa desconfiar que o outro a "trai".

Se seu ciúme for gerado por insegurança, seria adequado você procurar uma terapia para melhorar sua auto-estima. Agora se for gerado por sinais concretos de que existe a traição, mesmo que ele te ame e você o ame também, você tem que decidir se vale a pena conviver com esta pessoa. O fato é que o ciúme pode acabar com uma relação e as crises, em geral, não resolvem problemas conjugais.

Acho que estou entrando em depressão por ter perdido um grande amor da minha vida.

Resposta: Você está partindo do pressuposto que fez algo que acabou com seu namoro e isto está te sufocando. Pense no seguinte: não é uma atitude isolada que vai construir ou destruir um relacionamento. Se vocês construiram algo no período em que estiveram juntos, passado este momento de crise o relacionamento pode se refazer. Agora, se o relacionamento já não ia bem, a briga serviu só como estopim para um rompimento, que mais cedo ou mais tarde ocorreria.

Continua após publicidade

Portanto, a única coisa que você pode fazer neste momento, é se acalmar, pensar sobre o relacionamento como um todo e daqui a algum tempo conversar com seu namorado e tentar esclarecer a situação.