Sou ciumenta ao extremo, isso tem cura?

por Anette Lewin

"Se meu namorado olha para uma mulher na rua, bato e arranho ele. Mas quero e preciso me libertar disso."

Continua após publicidade

Resposta: Você me parece uma jovem que está se esforçando para mudar atitudes impulsivas que você mesma sabe que estão exageradas. Digo exageradas e não erradas.

Isso porque se, depois de tudo o que você apronta, seu namorado ainda está com você, é porque ele deve gostar desse seu lado forte, só que bater, arranhar, etc… não dá! E me parece que você sabe se expressar bem através de palavras, olha só o e-mail que você me mandou: claro, coerente, bem elaborado. Normalmente quem precisa bater é quem não consegue se expressar de outro jeito, então usa a força física. Que tal tentar trocar a força física pelo argumento, pelas palavras, na relação com seu namorado?

Quando você tiver vontade de bater, fale, diga o que você sente, tente falar baixinho para não se alterar. Pode fazer uma grande diferença! Talvez no começo, ele não vá querer te ouvir mas, se você continuar conversando e ensinando-o a manter um diálogo, daqui a algum tempo vocês terão criado uma nova linguagem.

Lembre-se que as mulheres em geral gostam mais de conversar do que os homens e você pode estar batendo nele porque é a única forma de fazê-lo prestar atenção em você enquanto ele não aprende a argumentar. E lembre-se que na sua idade (17 anos) todo mundo ainda é inseguro, todas as suas amigas, provavelmente também sentem ciúme, não se sinta uma estranha diferente das outras. Se tiver possibilidade de procurar uma terapia, procure, pois pode ajudar muito a desenvolver de forma saudável e sem tanto sofrimento essa pessoa interessante e esforçada que você é. Escreva quando quiser.

Continua após publicidade

Meu namorado não gosta de dialogar: o que eu faço?

Resposta: Para conseguir fazer um homem dialogar só com muita paciência…

Minha sugestão para você é que tente dialogar com quem gosta do diálogo como amigas, parentes e até amigos que gostem de conversar. Com seu namorado, tente fazer coisas juntos como ir ao cinema, restaurante, trocar carinhos, enfim, não forçar demais uma coisa que para ele não é muito natural, nem fácil. Às vezes, no namoro, um olhar diz mais do que muitas palavras… Um grande abraço e confie em você. Conte comigo quando precisar.

Continua após publicidade