Por que comer cinco vezes ao dia é o ideal para emagrecer?

Da Redação

Você sabia que comer várias vezes ao dia pode ajudar no processo de emagrecimento?

Continua após publicidade

Muitas pessoas acreditam que ao realizar apenas três refeições por dia – café da manhã, almoço e jantar – emagrecerão com mais facilidade.

Mas ocorre justamente o contrário. Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, o metabolismo se torna lento, e nosso organismo entende que ficará um longo período em jejum. Dessa forma, toda fonte de energia é armazenada como reserva de gorduras como um sinal de alerta, o que acarretará o ganho de gordura, afirma a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.

Alimentar-se de cinco a seis vezes ao dia faz com que o organismo tenha que trabalhar mais para metabolizar os nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura. Apenas o ato de mastigar, engolir, digerir, absorver e transportar nutrientes gera gasto energético.

Realizar várias refeições ajuda também a manter o controle do apetite. Isso ajuda a evitar exageros e a comer compulsivamente. Em pouco tempo, a pessoa adapta-se e se sente mais saciada com porções menores de alimentos.

Continua após publicidade

Ao comer entre cinco e seis vezes por dia, o metabolismo fica acelerado e conseqentemente acontecerá queima calórica diária. Estima-se que dessa forma pode-se aumentar em até 10% o gasto energético total de uma pessoa. Já ao contrário, quando ocorre um jejum prolongado, o organismo tem maior facilidade de acumular gordura como defesa, a fim de utilizá-las como forma de energia quando for necessário. Também não podemos esquecer que em momentos de jejum prolongado o risco de se exceder na quantidade de alimentos na refeição seguinte é muito maior.