imagem de capa

Saúde e Bem-estar

Alimentação

Entenda por que é importante comer de três em três horas

Após o café da manhã o correto é fazer um lanche de três em três horas

por Patricia Davidson Haiat

O café da manhã é tão importante assim? Será que é importante mesmo comer de três em três horas? Por quê?

Bom, neste texto vamos tirar duas dúvidas muito comuns.

Começamos pela primeira refeição do dia: o café da manhã. Ela é uma das três mais importantes, perdendo apenas para o almoço e jantar; é uma refeição que deveria preencher 25% das necessidades calóricas diárias e na maioria dos casos não recebe a importância que deveria.

O organismo já está a pelo menos oito horas em jejum e por incrível que pareça gastamos de 40 a 60kcal por hora de sono, com isso assim que acordamos, necessitamos de "combustível" para retomar as atividades e iniciar um dia. A primeira refeição mantém o nível de glicemia no sangue que é fundamental para começar bem o dia. A falta dessa refeição pode causar sintomas como mal-estar, tremores, tonteiras, falta de concentração.

A ausência do café da manhã pode aumentar os riscos, já comprovados por estudos científicos de obesidade, colesterol alto e diabetes. Os estudos mostram que quem faz o café da manhã tende a consumir menos calorias durante o dia do que quem não tem esse hábito.

Mas muitas pessoas deixam de tomar um café da manhã completo alegando falta de tempo. Se você se enquadra nessa característica, deixe preparado na noite anterior um sanduíche e um suco, por exemplo. Se não tem fome, procure comer menos à noite, assim vai sentir mais fome ao acordar.

Inclua no seu café da manhã, uma fonte de carboidratos como pães e biscoitos, dando preferência sempre ao integral, um de proteínas um queijo magro ou uma pastinha à base de soja ou um ovo e uma fruta que pode ser na forma de suco que é fonte de vitaminas de minerais essenciais para dar disposição no começo do dia.

A partir do café da manhã o correto é fazer um lanche de três horas em três horas, isso mantém a taxa de glicose (o açúcar do sangue) regulada e o metabolismo ativo, tudo o que o organismo precisa para emagrecer de forma saudável.

Ficar muitas horas sem se alimentar faz com que as taxas de glicose, o açúcar do sangue, sofra picos quando você se alimenta, isso faz com que o organismo libere de forma exagerada um hormônio chamado insulina, que promove o estoque de gordura na região abdominal. Além disso, leva a quadros de hipoglicemia, que é a diminuição dos níveis de glicose. Isso se traduz em mal-estar, sensação de desmaio, etc. Com isso, o organismo 'pede' desesperadoramente uma fonte rápida de glicose para que os níveis sejam aumentados e essa fonte é o doce. Então, tudo passa a ser um círculo vicioso e a compulsão pelo doce uma situação cada vez mais comum.

Então não se engane, ficar sem comer, não vai fazer com que emagreça mais rápido, pelo contrário, o organismo trabalha de modo inteligente. Isto é, se não tem comida, também ele guarda; reserva que já tem que são os depósitos de gordura. Com isso aquela gordurinha que está em excesso vai ficar onde ela está para suprir a necessidade de energia do organismo, porque ele não sabe quando você vai se alimentar e precisa sobreviver.

Por isso, nos lanches da manhã e da tarde invista na fruta, castanhas, amêndoas, frutas secas...

Ah, e não se esqueça da água! A ingestão de líquidos também é um ato esquecido pela grande maioria das pessoas, e ela é essencial, pois não podemos esquecer que o corpo humano é formado em sua maioria por água e necessita desse componente para um bom funcionamento. A falta de hidratação mostra logo sintomas como intestino preso, pele e cabelos sem brilho, e pode resultar em longo e médio prazo em cálculos renais e infecções urinárias.

Por isso, se alimente regularmente de três em três horas, beba pela menos dois litros de água por dia para que o organismo esteja sempre nutrido e em equilíbrio.

O que você achou do novo Vya Estelar?