Como me libertar da opinião dos outros?

por Ana Maria Costa

"Como a gente desenvolve a atitude de viver de forma livre, com liberdade, sem ligar para o que as pessoas vão achar ou opinar sob a vida da gente? Eu sofro muito com isso. Parece que tenho um bloqueio emocional de ter minha opinião, de aprender a dizer não. Como faço para mudar de vida?"

Continua após publicidade

Resposta: Por vivermos em sociedade, a opinião das pessoas influenciam nossa forma de pensar e agir. Isso é natural.

A preocupação exagerada com o que os outros vão pensar sobre nós a ponto de nos causar desconforto e tirar a nossa liberdade de expressão, é motivo para refletirmos sobre isso.

Quando damos ao outro a condição de determinar o nosso comportamento, ao ponto de atrapalhar nossa tranquilidade emocional, estamos perdendo a capacidade de decidir. Por vezes, apresentamos dificuldades de colocar para as pessoas nossa opinião, acreditando que isso pode levar a uma rejeição por parte delas.

Esse medo pode adquirir proporções que nos levam ao que você chama de "bloqueio emocional". A solução é enfrentar essa situação usando a assertividade que nada mais é do que tomar uma posição frente ao que discorda de forma a não desrespeitar o outro usando palavras e atitudes adequadas sem que com isso deixe de falar o que quer.

Continua após publicidade

Em psicologia chamamos assertividade de habilidade social, onde é possivel ter condição de se relacionar respeitando o outro e a si mesmo.