Trabalho com uma pessoa fechada, grossa e maldosa. Como lidar com ela?

por Roberto Santos

"Tem uma pessoa na minha empresa que é muito fechada e trata as pessoas com grosseria. Se você comete um erro, ela vem com comentários maldosos. Qual a melhor maneira de lidar com essa pessoa?"

Continua após publicidade

Resposta: Todos nós temos nossas qualidades e defeitos, podemos ser mais abertos ou mais fechados, confiantes ou desconfiados, afetivos ou frios, estourados ou controlados. Muitas vezes nos sentimos aprisionados numa reputação que criamos e dela não conseguimos sair, por nos dar uma falsa sensação de segurança de que seremos respeitados.

Pode não ser pelos melhores motivos, como conhecimentos e habilidades especiais ou por um carisma e simpatia contagiantes. No caso dessa pessoa que você menciona, ela parece se defender atacando os outros para gerar uma couraça de proteção pelo medo que inspira com seus comentários maldosos e grosserias.

Para tentar lidar com essa pessoa, uma saída é tratá-la de uma forma que ela não espera, tentando ver aquilo que não é visível à maioria e que talvez ela mesma já não consiga ver em si mesma. Esperar o melhor dessa pessoa e não a confirmação do seu pior já conhecido por todos, é o que você teria de novo para se tentar uma aproximação em relação a ela.

Provavelmente, se você conseguir "limpar as lentes" de sua percepção que só vê as grosserias e maldades, você poderá enxergar, quando ela estiver em seus melhores dias, algo de bom, uma qualidade em seu trabalho, uma competência importante.

Continua após publicidade

Afinal, se ela continua na empresa é por que ela faz algo de bom. Nesses momentos, você poderia se aproximar dela e fazer comentários positivos, dar um reconhecimento – genuíno e autêntico – sobre a qualidade observada. Fazendo esse movimento algumas vezes, poderá transformar a atitude dela em relação a você, que poderá deixar de parecer uma ameaça. Esse é o conceito da profecia autorrealizável (veja aqui), espere sempre o pior das pessoas e você conseguirá, mas experimente esperar o melhor, que poderá se surpreender e ajudá-la a desconstruir essa imagem de maldosa e grossa para formar uma nova reputação. Dê-lhe uma chance!

Quatro dicas para lidar com colega de trabalho que possui temperamento difícil:

1ª) Trate a pessoa de forma inesperada, vendo aquilo que não é vísível à maioria e talvez nem a ela mesma, ou seja, procure esperar o seu melhor;

Continua após publicidade

2ª) "Limpe as lentes" de sua percepção que só vê grosserias e maldades;

3ª) Faça comentários positivos, mas sinceros, sobre suas qualidades, isso poderá modificar a forma como ela te trata;

4ª) Espere sempre o pior das pessoas e você conseguirá, mas experimente esperar o melhor, que poderá se surpreender.