A química de nosso namoro mudou e não sabemos lidar com isso

por Anette Lewin

"Eu e meu namorado estamos nos separando, pois nossa química não está mais a mesma e não sabemos o que fazer, nos damos muito bem e é uma pena que isso aconteça.Tem alguma explicação para isso ou servimos agora apenas para sermos amigos?"

Continua após publicidade

Resposta: Você já parou para pensar que a tão mistificada "química" do namoro funciona como qualquer troca humana?

Mais ou menos assim: quando nos interessamos por alguem, imaginamos como será essa pessoa, qual sua forma de reagir à nossa aproximação, que respostas ela dará às nossas propostas. Não é necessário muito esforço para que o interesse se mantenha, uma vez que o mistério do desconhecido, por si só, já assume a função estimuladora. À medida em que o desconhecido se torna conhecido e o mistério desaparece, o estimulo para a manutenção do relacionamento já não acontece tão automaticamente e precisa ser trabalhado. Simples assim.

Se a química do seu namoro mudou porque vocês já não são tão misteriosos um para o outro, isso não significa que a única saída seja terminar o namoro. Aliás, seres humanos conscientes não precisam ser dominados pelos instintos mas sim tentar usar os instintos a seu favor.

Assim, num primeiro momento, seria sensato vocês conversarem abertamente sobre como o sexo funciona entre vocês; o que agrada, o que não agrada, fantasias realizadas e por realizar, momentos melhores, momentos tensos, enfim, já que o " automatico" não é mais suficiente para conduzir a sexualidade, a abordagem mais racional e trabalhada pode suprí-la. Talvez esse tipo de troca sexual seja diferente daquela do inicio do namoro, mas não necessariamente pior.

Continua após publicidade

Num segundo momento, vale refletir sobre o que cada um de vocês espera do namoro além da "química". Para alguns casais é fácil e lógico entender que atração sexual tende a se estabilizar com o tempo de convivência e que o foco da relação mudará para outros objetivos em comum. Para outros, sem sexo intenso não tem conversa. Assim, cada casal deve saber o que espera de um relacionamento a longo prazo e agir de acordo com suas expectativas.

Não existe certo ou errado em escolha amorosa; existe aceito ou não aceito o que tende a acontecer numa relação depois que ela se estabiliza. Assim, tente entender sua posição pessoal frente a essa reflexão e decida se para você é melhor persistir no relacionamento que já existe ou procurar outro e vivê-lo apenas enquanto o "automático" der conta da empolgação. É claro que essa escolha implicará numa troca mais constante de parceria.

Depois de todas essas reflexões, decida se você quer mesmo se separar de seu namorado e correr atrás da empolgação provocada por uma nova pessoa. Lembrando-se que novidades duram pouco, pessoas perfeitas não existem e, viver de empolgação, por mais paradoxal que possa parecer, é como droga: vicia, destrói, e é necessário uma quantidade cada vez maior para ter um prazer cada vez menor.

Continua após publicidade