Por que será que não consigo manter uma conversa?

por Eduardo Ferreira Santos

"Normalmente tenho dificuldade em fazer novos amigos. O máximo que consigo é puxar uma conversa, mas o papo dura pouco, ai as pessoas já encerram a conversa. O que há de errado comigo? Por que não consigo manter o papo?"

Continua após publicidade

Resposta: Creio que, em primeiro lugar, seria um bom passo perguntar a algum amigo próximo o que ele acha que pode estar acontecendo para que suas conversas não consigam ir adiante.

Habitualmente, as pessoas não sabem dialogar, pois não entendem que, muitas vezes, simplesmente perguntar algum detalhe a mais sobre o que o outro está falando pode abrir caminho para novos assuntos.

Dicas para manter a conversa interessante:

1ª) A questão é "não deixar a bola cair", isto é, manter a conversa mesmo perguntando o óbvio e tentar expandir o tema para outros assuntos;

Continua após publicidade

2ª) Falar muito de si mesma não ajuda nada, mas perguntar sobre as coisas do outros (com cautela para não invadir demais) é uma boa ideia;

3ª) Por outro lado, é importante você se questionar se não há nenhum traço depressivo em sua personalidade, pois isso pode fazer com que sua conversa seja cansativa, o que exige um acompanhamento psicoterapêutico.

Penso, também, que manter-se bem informada, com boas leituras de jornais e livros de cultura geral ajudem bastante.

Continua após publicidade

Boa Sorte.