Como mudar de área sem sair da empresa?

por Roberto Santos

"Trabalho na área de logística há 6 anos, mas ainda estou na área operacional e quero muito ir para o administrativo. Não sei se seria o caso de sair da empresa que estou no momento. Sinto que eles gostam muito e confiam no meu trabalho, mas as oportunidades não estão aparecendo. Estou fazendo inglês no momento e pretendo fazer pós voltada para logística. Tenho 34 anos e não posso errar mais. Gostaria de conselhos para que eu possa escolher e dar continuidade à minha carreira."

Continua após publicidade

Resposta: Parabéns pelos esforços ao longo destes anos para seguir complementando seus conhecimentos e habilidades, além do que é exigido como mínimo no cargo operacional que ocupa atualmente. Boa notícia também é o fato de seus empregadores/superiores gostarem e confiarem em seu trabalho. Estes são dois ingredientes importantes para buscar o passo mais coerente e justo para sua carreira que seria atender à sua expectativa de ser transferido para um trabalho mais alinhado à formação que você tem perseguido em Logística.

Para tal, como você deixa nas entrelinhas abaixo, você tem duas alternativas: buscar este próximo passo na empresa em que está ou em outra empresa. Como na maioria das decisões, temos 50/50 de chances de acertarmos, mas como você diz: "eu não posso errar mais" – talvez trocando para um emprego que não dê certo.

Abra o jogo

Para aumentar as chances de acerto nas decisões, pelo que você descreve, a chance maior de conseguir o que quer, é abrir o jogo com seus superiores.

Continua após publicidade

1º) Seja bem explícito sobre o que já fez e o que pretende fazer para estar mais preparado para o crescimento almejado na sua carreira.

2º) Sem ameaças, compartilhe o prazo que você se colocou para fazer esta migração – por exemplo, antes dos 35 anos.

3º) Pergunte-lhes o que falta em seu perfil para ser escolhido quando surgir a próxima vaga.

Continua após publicidade

4º) Peça uma previsão de quando poderá almejar esta oportunidade.

Dessa maneira, você estará dando sua demonstração de reciprocidade de que gosta e confia na empresa.

Além disso, você estará sendo transparente com a empresa e deverá ser coerente consigo mesmo, para buscar sim o mercado quando estiver à véspera de seus 35 anos.

Boa sorte!