Como se libertar de pensamentos negativos?

por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: Todos nós temos pensamentos que simplesmente aparecem do nada (mas que, no fundo, têm uma origem no material reprimido no inconsciente) e aprendemos a conviver com eles sem lhes dar maiores atenções.

Continua após publicidade

No entanto, se esses pensamentos se tornam intrusivos, repetitivos e com uma mesma característica, vale a pena investigar mais profundamente sua origem.

Como citei, mesmo esses pensamentos "casuais" têm sua origem em nosso inconsciente e podem estar refletindo, principalmente, MEDOS e DESEJOS que queremos manter escondidos de nós mesmos.

Pessoas depressivas têm uma tendência maior a apresentar pensamentos negativos, pois seu estado íntimo de humor está permanentemente voltado para a negatividade da vida. Há que se considerar, também, que quase todos e a humanidade vivem momentos difíceis, de apreensão e insegurança, não só pela situação conflitante que vive o MUNDO, mas por que sabemos de nossa insegurança natural e da impermanência que regem nossas vidas.

Insisto que, desde que esses pensamentos não se tornem intrusivos (apareçam em qualquer momento, mesmo nos felizes) e não nos tragam problemas de concentração (e de memória) interferindo em nosso cotidiano, não temos com o que nos preocupar… apenas deixe "entrar por um ouvido e sair pelo outro", ou melhor, passar de um lado da mente para o outro e se perder em si mesmo.

Continua após publicidade