Como se livrar da necessidade de aprovação dos pais?

por Eduardo Ferreira Santos

"Sinto que tenho muita dependência emocional do meu pai: preciso de sua aprovação para tudo e quando não recebo essa aprovação ou sinto que o desaponto fico deprimida por dias. Queria romper esse elo, como eu faço?"

Continua após publicidade

Resposta: Como sabemos, o Ser Humano tem diferentes vértices em sua formação que são o biológico, o psicológico e o social, constituindo o que chamamos de um ser biopsicossocial.

No mecanismo psíquico há componentes biológicos importantes, as chamadas catecolaminas, que são enzimas responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos e que têm a sua quantidade disponivel em cada um de nós determinada geneticamente, isto é, alguns possuem maior quantidade, outros menor. Aqueles que possuem maior quantidade de catecolaminas disponível são pessoas predispostas a serem mais assertivas, mais capazes de enfrentar os problemas da vida (questões sociais) que outros.

Portanto, uma pessoa predisposta a ter pouca quantidade de catecolaminas e exposta a situações sociais adversas (incluindo aí a educação que recebe dos pais e as experiências familiares e escolares) tem um desenvolvimento psicológico deficitário, podendo apresentar diversos problemas, tanto de personalidade quanto transtornos neuróticos ou até mesmo psicóticos.

A Insegurança, em si mesma, é o que podemos considerar um Transtorno de Personalidade resultante dessa combinação nefasta biopsicossocial e que certamente deixa a pessoa refém da opinião alheia e muitas vezes incapaz de tomar as decisões mais simples da vida, vivendo uma angustiante situação como se precisasse permanentemente de um "HABITE-SE" (autorização) para poder existir.

Continua após publicidade

O caminho para se resolver essa situação é, ao meu ver, uma boa psicoterapia reestruturativa associada à medicação adequada. Não deixe de procurar ajuda psicoterapêutica.