Arginina é eficaz para tratar cabelos quebradiços e frágeis?

por Sonia Corazza

O must é cuidar dos cabelos quebradiços e frágeis com arginina. Todo dia aparecem novos produtos contendo o ingrediente, mas será que faz milagres? Vamos ver…

Continua após publicidade

A arginina é um aminoácido. Os aminoácidos representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Estruturalmente, são formados por um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amina (NH2) e um radical que determina um dos 20 tipos de aminoácidos. Os aminoácidos unem-se uns aos outros dando origem às ligações peptídicas que estruturam as proteínas. No corpo humano a arginina corresponde a aproximadamente 7 % entre todos os aminoácidos presentes. O cabelo é formado de uma proteína chamada queratina, portanto é um amontoado de aminoácidos, entre eles, um amontoado de arginina.

A arginina é um aminoacido considerado “essencial”, pois pertence ao grupo daqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Dessa forma, são somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais ou animais. As fontes naturais de arginina são o arroz integral, castanhas, avelãs, pipocas, uva-passa e trigo integral.

Por que os aminoácidos são importantes para o cabelo…

Diariamente, os cabelos são expostos a vários tipos de estresse. Alguns são induzidos por fatores ambientais, como a radiação UV, ou por tratamentos mecânicos com utilização de pentes, escovas, secadores, etc.

Continua após publicidade

Há ainda o estresse causado por processos químicos na forma de tintura, permanente e descoloração.

A descoloração, por exemplo, não somente destrói os pigmentos capilares (melanina), mas também oxida os aminoácidos responsáveis pela resistência do fio de cabelo. Mesmo uma leve descoloração pode causar danos. A arginina é importante para reestruturar a matriz protéica de queratina e doar resistência ao fio de cabelo

Arginina em fios descoloridos

Continua após publicidade

Um estudo realizado pela Ajinomoto, no Japão, coordenado pelo Dr E.Oshimura, e publicado em 2004 no Cosmetic Science, intitulado Effects of arginine on hair damage via oxidative coloring process relata a ação da arginina no processo de coloração ou descoloração dos cabelos. Como primeiro passo, foi demonstrado que o processo de coloração ou descoloração oxidativa diminui a hidrofobicidade (capacidade de repelir a água) da superfície do cabelo e da força necessária para quebra do fio de cabelo molhado.

Em seguida, o estudo foi realizado com agentes de coloração, em que parte da amonia foi substituído por arginina. Esses resultados sugerem que a arginina impede o ataque pelo peróxido de hidrogenio indesejável sobre as proteínas do cabelo e lípidos de superfície do cabelo. Resumindo, o estudo mostra que fórmulas de descolorantes contendo arginina diminuem o dano da quebra causado ao fio de cabelo molhado.

Funciona, mas….

Na minha opinião a presença de arginina é válida para reforçar a estrutura de aminoácidos do fio de cabelo, mas não faz milagres, não é novo, nem faz isso numa simples lavagem de cabelos.