Eu e meu marido atuamos na mesma profissão e competimos

por Anette Lewin

"Procuro meu espaço me dedicando a áreas específicas, mas sempre que estou em algo que gosto, acabo esbarrando nele e isto é frustrante. Não consigo crescer na minha profissão ou me sobressair, pois sinto que ele sempre rouba minha cena. O que faço?"

Continua após publicidade

Resposta: Você está mesmo convencida que não cresce profissionalmente por causa de seu marido? Ou você não consegue focar seus objetivos profissionais porque seu foco, na verdade está nele? Quem está preocupado em competir: você ou ele?

Bem, de qualquer forma, sua percepção é que seu marido ofusca seu brilho. Pode ser… Existem pessoas que "aparecem " mais do que outras sem precisar fazer muito esforço para isso. Seu marido pode ser uma dessas pessoas. É importante, no entanto, diferenciar "aparecer" de ser competente. Nem sempre aquele que aparece mais sabe mais ou realiza mais…

Procure fazer uma análise do seu perfil para entender quais são suas melhores características pessoais e se valer delas para alcançar seus objetivos profissionais. Pode ser que você seja , por exemplo, uma pessoa de "bastidores" , ou seja, aquela que trabalha melhor no planejamento e nas ideias do que na linha de frente. Se assim for, melhor evitar ficar disputando os holofotes com pessoas como seu marido. Trabalhe na retaguarda, mas trabalhe de forma eficaz. Uma hora seu trabalho acaba aparecendo.

Por outro lado, continue procurando espaços em que você possa aparecer sem ter seu marido por perto, lembrando-se porém que em qualquer lugar existem pessoas que tentam roubar a cena e você vai ter que aprender a lidar com isso.

Continua após publicidade

Avalie tambem se essa competição não sinaliza dificuldades no relacionamento afetivo projetadas no trabalho. Tente entender como vocês costumam agir no plano amoroso. Tambem competem? Ou sabem conviver como parceiros? Quem domina a relação? Quem aparece mais? Essas respostas podem ajudar a entender melhor o que acontece para que você se sinta a "derrotada" no relacionamento. E assim tentar sair desse papel.

Finalmente lembre-se, que qualquer relacionamento amoroso exige algum tipo de renuncia. Se você quer preservar seu casamento, talvez tenha que evitar colocar essa competição profissional tão em evidência. Converse francamente com seu marido e tentem determinar qual o espaço profissional de cada um. Abrir o jogo pode inclusive enfraquecer essa competição e fortalecer a cooperação entre vocês, uma vez que " esconder o jogo" é a arma mais poderosa nas relações competitivas. E pode despertar uma sensação que ainda não foi descoberta por vocês como casal: experimentar a felicidade pelo sucesso do parceiro como se fosse sua própria felicidade. É o que sinaliza que uma relação amorosa vai bem!