Tenho um chefe exigente e autoritário. Como devo proceder?

por Roberto Santos

Resposta: Há alguns anos, escrevi uma série de artigos sobre os “chefes-mala” que vêm em diversas formas e embalagens, mas geralmente com os mesmos efeitos colaterais como aqueles que você está sofrendo, ou seja, de saber como se comportar para atender o “mala”. Nas últimas semanas, foram publicados artigos sobre um livro de Robert Sutton que deve ser publicado este mês no Brasil, sobre os “chefes babacas” e o desafio que se coloca para a sobrevivência no ambiente de trabalho com essas espécies gerenciais. Os chefes apenas exigentes não necessariamente se enquadram nas categorias de “malas” ou babacas, pois esses nos ajudam a buscar patamares mais elevados de desempenho, a superarmos as metas mais desafiantes.

Continua após publicidade

O problema é quando você soma o “autoritário” ao exigente. Essa mistura já costuma vir associada ao temperamental que dá suas demonstrações explosivas de poder, que preferimos ver à distância. Os autoritários crêem que são donos exclusivos da verdade e não escutam opiniões de outras pessoas – “você vai fazer assim e está acabado!”. Infelizmente para ele e felizmente para pessoas como você, em algum momento de sua carreira, ele estará acabado. Mas como talvez você não queira esperar este ponto final, algumas sugestões.

Primeiro quanto ao lado “exigente” – aprenda com ele e demonstre que se interessa por aprender e superar seus padrões, mostre-se aberta às novas demandas, mas fazendo perguntas honestas sobre aquilo que não entende. No final, agradeça pelos novos ensinamentos. Isso terá um efeito positivo. Ele verá em você, alguém que também não se contenta com pouco e quer fazer mais e melhor.

Segundo, quanto ao lado autoritário, escolha um momento adequado, longe de outras pessoas, para manifestar suas preocupações e dar suas idéias, aquelas que você preferiu guardar durante o surto prepotente dele. Longe do holofote e da platéia, se você se municiar de opiniões bem fundamentadas, ele poderá escutá-la e considerar suas opiniões. Se você quiser mais idéias sobre o assunto, sugiro que leia meus artigos da coluna de Gestão Pessoal do Vya Estelar, a série sobre os descarriladores de carreira. Procure os tipos arrogante (clique aqui e leia) e temperamental (clique aqui e leia) que podem se assemelhar a seu chefe e dar outras dicas de como lidar com a babaquice dele.

Boa sorte!

Continua após publicidade