DESTAQUES

Comportamento explosivo pode estar associado a traços epiléticos?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Eduardo Ferreira Santos

"Meu filho é explosivo, grita, quebra as coisas e está agressivo"

Resposta: Sim, o comportamento explosivo está bastante associado a traços epiléticos, seja por conta da própria doença em si, seja por um traço de personalidade explosiva, chamada também de personalidade epiléptica.

O caminho é tentar mostrar ao seu filho os prejuízos que esse comportamento podem causar para ele e para os outros e que isso não é CULPA dele, mas sim, talvez, de uma disritimia cerebral que pode ser facilmente corrigida por um médico.

Procure demonstrar que você quer ajudá-lo e que, para isso, precisa que ele queira também se ajudar, pois sendo desse jeito explosivo, a vida irá responder da mesma forma e ele só tem a perder com isso.

Hoje em dia, torna-se cada vez maior a crença de que fatores biológicos e genéticos interfiram na origem dos transtornos mentais. Isso leva a crer que a presença de uma anomalia na ancestralidade possa pelo menos contribuir para um transtorno na descendência.

No caso específico da epilepsia não há nada comprovado, mas, mesmo assim, não se pode descartar esta hipótese.

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.