Pensar em sexo o tempo todo é normal?

por Sandra Vasques

"Isso por si só já caracteriza compulsão sexual? Eu quero saber por que só penso em sexo o tempo todo: em casa, no trabalho… Às vezes fico perturbado"

Continua após publicidade

Resposta: Não é normal pensar o tempo inteiro em sexo e ficar perturbado por isso. A vida pede mais que só pensar em uma única coisa o tempo todo.

Pensar em sexo excessivamente, é um dos indicadores de compulsão sexual, mas não o único. Além disso, quando pensar em sexo passa a ser um problema para a vida, é necessário sim buscar ajuda.

Habitualmente tomo muito cuidado para não aumentar o preconceito que existe em torno do sexo. Gostar, pensar e fazer sexo, ter fantasias, enfim, é natural e saudável. No entanto, quando isso passa a ocupar todo o tempo, impedindo de ter um bom relacionamento com os amigos, com o trabalho, com os estudos, com o par, consigo… enfim, então não é bom. E esse é um outro indicativo da compulsão sexual: a dificuldade de se concentrar em outras atividades.

Falar de compulsão sexual não é algo simples. A princípio só deve ser considerada assim quando a frequência do sexo, da masturbação e das fantasias sexuais passa a incomodar a pessoa, produzindo sofrimento, arrependimento, ansiedade ou se pela falta de limites da pessoa que tem esse problema, passa a incomodar quem convive com ela. É um tema que tem sido muito estudado e tem se verificado que pode estar associado a determinados problemas psicológicos específicos em que uma das manifestações é o pensamento excessivo sobre sexo e/ ou o aumento na frequência sexual. A pessoa não consegue resistir e pode inclusive se expor a situações de risco pessoal ou expor outras pessoas. Um psicólogo ou psiquiatra poderá avaliar e, se for o caso, tratar.

Continua após publicidade

Além disso, pensar excessivamente em sexo, se masturbar ou transar com maior frequência pode ser em função de uma situação transitória que está incomodando demais. Isso porque algumas pessoas aprendem a usar o sexo como um meio de combater a ansiedade – o que pode chegar a atrapalhar a pessoa ou o relacionamento.

Além disso, no começo da juventude, quando os hormônios estão em alta, o corpo está a todo vapor, há estímulos por todos os lados para se viver momentos de proximidade e erotismo, é natural que se pense mais em sexo. À medida que a idade avança, e ocorrem mudanças no funcionamento do corpo e das exigências sociais, o pensamento e a necessidade de sexo vão se harmonizando com outras exigências e necessidades e tende a diminuir, mas não acabar.

É natural e saudável se pensar em sexo durante toda a vida, inclusive na velhice.

Continua após publicidade

Assim, se você vive bem com seus pensamentos e frequência sexual, e encontra pares com quem se harmoniza, não há por que se preocupar ou mudar.