Será que sofro de compulsão sexual?

por Sandra Vasques

"Perdi a virgindade aos 15 anos e desde então, devo dizer que o que me segurou foi a ética, pois o desejo é grande. Após os 21 anos, essa ética praticamente deixou de existir e não me neguei nenhuma oportunidade. Nunca saí de casa em busca de sexo, mas se ele não ocorria, acabava me masturbando inúmeras vezes. Hoje namoro e não tenho vontade de procurar outros homens. No entanto, percebo que meu apetite sexual é muito maior que o dele. Isso já gerou inclusive algumas discussões. Masturbo todos os dias, muitas vezes mais de duas vezes ao dia. Isso é normal?"

Continua após publicidade

Resposta: Gostar muito de sexo e querer todo dia não é problema. Mas você relata uma necessidade de sentir o orgasmo que parece aumentada. Parece que o sexo era o grande o objetivo das suas saídas antes de começar o namoro e não a busca de diversão.

Em alguns momentos da vida, não é possível fazer sexo sempre que se quer, mas se existem outras atividades prazerosas, elas podem compensar essa falta.

Em um relacionamento, como o namoro, em que o sexo é possível com uma certa freqüência, nem sempre os dois têm o mesmo ritmo, e mesmo que tenham, às vezes um não está a fim, quando o outro está. Se esse ritmo não for muito desequilibrado, a pessoa que está mais a fim de sexo, pode se contentar com outras coisas prazerosas do relacionamento. Parece que isso não acontece com você. Se o seu namorado gosta de sexo e tem mais ou menos o seu ritmo e está se sentindo incomodado com suas solicitações, pode ser que ele esteja sinalizando que algo pode não estar muito legal.

Masturbar-se diariamente, também não é problema, mesmo mais de uma vez por dia. Mas quando o sexo passa a ser tão importante e necessário que começa a interferir para a realização de outras atividades, como namorar, trabalhar, estar com os amigos, então existe algo errado.

Continua após publicidade

A necessidade de sexo em exagero pode ser sinal de ansidedade, pois como o orgasmo traz uma sensação de relaxamento, você passa a usá-lo, muitas vezes sem se dar conta, para lidar com ela e acalmar-se interiormente.

Mas também pode ser em função de questões já vividas e que não foram bem resolvidas emocionalmente e que levam a pessoa a ter a necessidade de fazer muito sexo.