Cabelo também precisa de comida; saiba como alimentar o seu

por Sonia Corazza

Atualmente existem tantos produtos para tratar do cabelo, que é importante classificá-los, como também a ação de seus ingredientes. Falando das categorias de formulações, vejamos as principais.

Continua após publicidade

Hidratação

Vamos começar pela hidratação, que é a forma de reter umidade sobre a cutícula do fio, melhorando sua maleabilidade e flexibilidade. A perda da umidade da superfície do cabelo provoca a diminuição de coesão entre as cutículas, causando descamações e perda de brilho.

Como resolver o problema:

Uma boa ação externa e superficial pode ser realizada com formulações contendo, por exemplo, pantenol, a pró-vitamina B5, que tem a capacidade comprovada de umectar a fibra capilar após 3 minutos de contato.

Continua após publicidade

Nutrição

Já a nutrição é um termo que vem sendo usado para explicar a atividade protetora, que está bastante ligada à reposição de lipídios protetores do fio de cabelo. Vou explicar melhor: Essa camada protetora natural tem como objetivo promover a lubrificação necessária para evitar a perda dos componentes da fibra capilar, entre eles a água é fundamental para manter a superfície do fio íntegra e homogênea. Quando não há lipídeo suficiente, esse "alimento" do fio, acontece a quebra em toda extensão e também a perda da maciez.

Como resolver o problema:

Continua após publicidade

A "nutrição" do fio de cabelo deve ser obtida com aminoácidos livres presentes em proteínas hidrolisadas, de fontes como trigo, seda, amêndoas, aveia, entre outras, visando promover um processo de regeneração e aumento do conteúdo hídrico na fibra capilar.

Reestruturação

A reestruturação, ou reconstrução, visa realmente restabelecer componentes substanciais presentes na superfície do fio. Assim sendo, a queratina e seus derivados, bem como os oligoelementos, são importantes para a aparência dos cabelos, sua ação está baseada na proteção da superfície do fio. Sem eles, as pontas ficam quebradiças e pode haver rompimento durante o simples ato de lavar ou pentear os cabelos.

Curingas

Alguns ingredientes são perfeitos para complementar qualquer formulação.

Queratina

Esta proteína substancial à estrutura do fio de cabelo, quando transformada tecnologicamente, ganha propriedades de aderência significativas, auxiliando a proteção do cabelo.

Ceramidas

Mellhoram a aderência entre as células da cutícula do fio, aumentando sua resistência trazendo flexibilidade e facilitando o penteado.

Proteinas e aminoácidos

Reparam as escamas de queratina dos cabelos danificados, controlam o volume e corpo do fio de cabelo, auxiliam na propriedade de retenção de água nos cabelos, reduzem a irritação ou agressão promovida por *surfactantes contidos nos shampoos.

Vitamina E

É um antioxidante que evita a formação de radicais livres responsáveis pela degradação das gorduras naturais protetoras da fibra capilar.

Filtro solar

Evitam que a radiação solar afete as estruturas do fio, causando descoloração, ressecamento e aspereza do cabelo.

Muito importante!

Não adianta nada gastar dinheiro com ativos fantásticos, se não estiverem devidamente formulados, com a **reologia estudada e adequadamente estabilizados. Por isso não faça experiências no seu cabelo, busque sempre o que há de melhor no mercado, optando por empresas sérias e conhecidas.

* Surfactante é uma palavra derivada da contração da expressão “surface active agent”, termo que significa, literalmente, agente de atividade superficial. Outro termo em português que designa o mesmo tipo de substância é tensoativo. O surfactante (ou tensoativo) é um composto caracterizado pela capacidade de alterar as propriedades superficiais e interfaciais de um líquido. Fonte Wikipedia

** Ciência que se dedica ao estudo das águas correntes; Fonte: iDicionário Aulete