Conheça os benefícios das farinhas de frutas

por Patricia Davidson Haiat

Você sabia que podemos otimizar o consumo de vitaminas, minerais e fibras usando somente uma colher de sopa de farinha de frutas?

Continua após publicidade

Quem nunca ouviu falar de farinha de maçã, maracujá e banana não sabe os benefícios que está deixando de oferecer ao seu organismo.

As farinhas de frutas são as cascas dessas frutas trituradas e, como você já ouviu falar, é na casca dos alimentos que temos diversos nutrientes que as deixam ainda mais ricas. Por exemplo, os fitoquímicos, antioxidantes poderosos, existem pela defesa do alimento contra o meio ambiente.

Várias farinhas estão no mercado e podem ser utilizada no dia a dia. Sugestões de uso: em cima de frutas, para encorpar sopas, para compor a vitamina de fruta e até mesmo para fazer bolos e biscoitos (pode-se substituir parcialmente a farinha de trigo). O consumo indicado para usufruir de seus benefícios é de uma a duas colheres de sopa ao dia, podendo alternar os sabores.

Os benefícios das farinhas encontradas com mais facilidade

Continua após publicidade

Farinha de banana: rica em amido resistente, uma fibra diferenciada, colabora com a saciedade e na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Pode ser oferecida para diabéticos e para aqueles que estão com algum desequilíbrio nessa taxa, assim como no triglicerídeo.

Farinha de uva vermelha: contém resveratrol, antioxidante presente na fruta, previne doenças cardiovasculares e contribui para valores normais de gorduras no sangue. Esse antioxidante melhora o aspecto da pele, dando vitalidade e evitando o envelhecimento precoce.

Farinha de maçã: rica em ácido málico, essa farinha colabora para eliminação de fungos no organismo que, quando em excesso, pode levar ao cansaço excessivo além de sinais de alergia. Também contém pectina e pode auxiliar no processo de emagrecimento. A pectina é uma fibra solúvel que reduz a glicose, o colesterol e traz saciedade.

Continua após publicidade

Farinha de maracujá: inicialmente estudada para os diabéticos, essa farinha rica em pectina, se transforma no estômago em um gel não digerível. Esse gel promove saciedade e colabora para os pacientes mais compulsivos. Além disso, essa fibra elimina toxinas acumuladas no organismo e pode colaborar no processo de detoxificação – qualquer processo para a eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo.

Como são ricas em fibras, as farinhas devem ser consumidas com água em abundância.