Qual o melhor alimento termogênico para emagrecer?

por Milena Liste

Resposta: Não indico nenhum suplemento termogênico.

Continua após publicidade

Se você tiver alguma patologia (doença), onde um médico endocrinologista o indique, então tudo bem. As promessas dos termogênicos são tentadoras: produtos milagrosos que prometem eliminar gordura local. Até o momento, o único recurso que tira gordura local é a lipoaspiração.

Os termogênicos aumentam a capacidade de desprender calorias e aumentam a temperatura corporal, porém somente com exercícios físicos. Não adianta ser sedentária e dobrar a dose do produto.

O termogênico usado inescrupulosamente provoca:

– taquicardia;

Continua após publicidade

– aumento da pressão arterial;

– acidente vascular cerebral;

– alteração de humor;

Continua após publicidade

– insônia;

– ansiedade;

– falta de ar;

– problemas no fígado, pulmão e insuficiência cardíaca.

Tudo isso porque o principal princípio ativo é a efedrina, proibida na Brasil, EUA e Europa. No Brasil costuma se usar a cafeína. Porém alguns alimentos têm propriedades termogênicas, entre eles: café, guaraná, chá branco, canela e gengibre. Que tal você optar por uma alimentação saudável, equilibrada com alimentos com essas propriedades antes da sua ginástica?

* Termogênese refere-se ao quanto de energia é dispendida na digestão de um alimento. Isto é, um alimento termogênico faz com que o organismo gaste mais calorias para digeri-lo. Os suplementos termogênicos são substâncias químicas que uma vez ingeridos promovem maior uso ou queima de calorias ao se exercitar. Uma pessoa que queira usufruir os benefícios do termogênico, deve consultar um médico, uma nutricionista e um educador físico. Porém, deve estar ciente dos efeitos colaterais danosos ao corpo. Não indico.

Boa sorte!